TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]

PEDAGOGIA

ANTÔNIO FERNANDO MOREIRA

FERNANDA PIANA

LUCIANA GONÇALVES DA SILVA

VANESSA APARECIDA GARCIA

SILVANA APARECIDA GONÇALVES

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

Andradas - MG

2019

ANTÔNIO FERNANDO MOREIRA

FERNANDA PIANA

LUCIANA GONÇALVES DA SILVA

VANESSA APARECIDA GARCIA

SILVANA APARECIDA GONÇALVES

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral em todas as disciplinas cursadas.

Orientador: profª.

Andressa Aparecida Lopes

Edneia de Cassia Santos Pinho

Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro

Natália da Silva Bugança

Natália Gomes dos Santos

Tatiane Mota dos Santos Jardim

Luciane Batistella Bianchini

Andradas - MG

2019


SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO        4
  2.  DESENVOLVIMENTO        5

2.1 PROPOSTA DE TRABALHO DE ENSINO.................................................. 7

  1.  CONSIDERAÇÕES FINAIS        10
  2.  REFERÊNCIAS............................................................................................... 11

  1. INTRODUÇÃO

A interdisciplinariedade é um tema novo, que traz certas dúvidas ao educador quanto a sua aplicação, mas que com certeza deve ser abordada e aplicada na educação infantil. Através dessa estratégia a criança deixa de ser “caixa de depósito” de informações e passa ser a protagonista do aprendizado.

Esse "diálogo" entre as disciplinas é algo que fortalece e estimula o aprendizado das crianças, haja vista que, através dessa interação podemos aplicar o ensinamento teórico à vida prática, fazendo com que as disciplinas trabalhadas em sala de aula se comuniquem diretamente com acontecimentos da sociedade, trazendo, portanto, para o cotidiano das crianças o que conteúdo que lhes foi ensinado na escola.

O aprendizado fragmentado é necessário para que possamos conseguir ensinar de maneira clara e profunda, fazendo com que as crianças não se confundão por uma gama de idéias que lhes são apresentadas. No entanto, somente através da junção dessas idéias é que conseguiremos trabalhar o lado prático da aprendizagem, tornando o conhecimento passado muito mais efetivo na vida de cada criança, educando-os para a vida em sociedade.

Mister destacar que para que essa estratégia de ensino seja realizada não é necessário deixar de lado os componentes curriculares obrigatórios da educação infantil, mas sim fazer com que tais componentes conversem entre si, trabalhando todos de maneira dinâmica e inovadora, visando não somente o ensino, mas também o aprendizado.

Para que o educador seja capaz de aplicar a interdisciplinariedade dentro do contexto da sala de aula é necessário que esse tenha ousadia, que busque novos caminhos e novas formas para transmitir o conhecimento. É necessário quebrar ciclos e trabalhar o novo.

O presente trabalho visa aprensentar, de maneira clara e objetiva, os aspectos positivos que a interdisciplinariedade de conteúdos traz, não só aos educandos, mas, de certa forma, também ao educadores que através dessa estratégia conseguem observar um maior rendimento e absorção do conteúdo trabalhado.

  1. DESENVOLVIMENTO

Há tempos o mundo se desenvolve com o advento da globalização em uma veocidade constante, não seria diferente com a educação. O processo de aprendizagem ocorre desde que o mundo existe, e em nossas vidas pessoais, ocorre desde o momento de nosso nascimento, ou até antes.

É certo que a escola é peça fundamental no processo de aprendizagem de qualquer indivíduo e, portanto, deve acompanhar essa evolução que o mundo sofre, de maneira com que torne o ensino mais eficiente e dinâmico, que ocorra em consoância com os acontecimentos da sociedade. De acordo com a BNCC (p. 38):

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.

As disciplinas trabalhadas nesse projeto, Letramento e Alfabetização, Artes e Educação, Literatura Infanto-Juvenil e Ludicidade e Educação, são componentes específicos e necessários para a educação infantil, através delas conseguimos formar a base do aprendizado que a criança precisa ter para conseguir evoluir.

Acerca do da Literatura Infanto-Juvenil, Condorú e Santos (2018, p. 411) ressaltam:

A  literatura  infantil  é  fonte  de  informação  que  contribui  para  o  desenvolvimento  da criança, pois “os livros de histórias são de vital importância durante a infância, já que todas as crianças  possuem  necessidade  de  imaginar, criar histórias e entrar no mundo da fantasia” (PAULA;  FERNANDES,  2016,  p.  384).Quando  apresentada  à  criança  desde  cedo,  a  literatura colabora  para  a  socialização  entre  indivíduos  e  para  a  formação  de  um  leitor  ativo,  que  tem possibilidade de ampliar a sua visão de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com