TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Didática E Metodologia Do Ensino Da Arte

Ensaios: Atividade - Didática E Metodologia Do Ensino Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  3.046 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Objetivos

• Compreender o conceito de Didática nas diferentes abordagens de ensino e relacioná-las à trajetória de ensino de Arte.

• Refletir sobre a relação entre as concepções de Didática e de Arte e a prática pedagógica do professor.

Descrição da Atividade

Retome sua conceituação de Didática (que você foi convidado(a) a escrever na 1ª semana) e, com base nas leituras realizadas até o momento, responda às questões a seguir:

1) A visão de Didática apresentada por você (no início da disciplina) vai ao encontro de qual tipo de Abordagem de Ensino? (Para responder a essa questão, tenha como referência Santos (2005. Disponível em: <ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2012).

a) Abordagem Tradicional.

b) Abordagem Comportamentalista.

c) Abordagem Humanista.

d) Abordagem Cognitivista.

e) Abordagem Sociocultural.

Apresente duas justificativas para responder a essa questão. Poste sua resposta no Portfólio, seguindo estes passos:

• 1º parágrafo: digitação da sua conceituação pessoal de Didática.

• 2º parágrafo: resposta da Questão 1.

Didática é a arte de ensinar; são técnicas e métodos de ensino que deve desenvolver a capacidade crítica dos professores para que eles analisem de forma clara a realidade do ensino e ensinar tudo o que se deve saber e de maneira clara e direta. A minha visão de Didática vai de encontro á Abordagem Humanista, onde o professor é um facilitador da aprendizagem. O conteúdo vem das próprias experiências do aluno e o professor não ensina, ele cria condições para que os alunos aprendam. O professor deve aceitar o aluno como ele é e compreender os sentimentos que ele possui. O aluno, em si, é um ser “ativo” e o centro do processo de ensino e aprendizagem. E ele precisa querer aprender o que o professor pretender ensinar, ou seja, uma aprendizagem significativa ao aluno. A aprendizagem é significativa quando o aluno participa de forma responsável e ativa do processo e a eficiência da aprendizagem depende da qualidade de interação do professor com o aluno, da existência de um clima de afeto entre ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com