TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de percepção e linguagem

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE- PERCEPCAO, NOTACAO E LINGUAGEM MUSICAL

NOTAÇÃO MUSICAL

Gêilma Pimentel-

ProfªLilian Sobreira Goncalves

Vitória da Conquista-Ba

2015

Gêilma Silva Pimentel RA-1167973

NOTAÇÃO MUSICAL

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Percepção, Notação e Linguagem Musical, como requisito parcial para obtenção de avaliação.

ProfªLilian Sobreira Goncalves

Vitória da Conquista-Ba

2015

INTRODUÇÃO

Esta atividade descreve de forma simples e objetiva a importância da notação musical e sua aplicabilidade, pois através do conhecimento teórico e prático dos elementos que compões a música, cria-se um caminho de comunicação que facilitará nos estudos musicais diversos.

Conhecendo as diretrizes que a música nos mostra para cada aprendizado, nos habilita a sermos bons executores no exercício musical, nos livrando de erros absurdos e a desejarmos conhecer mais e mais desta que é uma arte encantadora, a música.

Mais conhecimento gera mais habilidade, mais desempenho, mais satisfação e um desejo de aprender cada vez mais, sempre mais.

1. PARTE 1

1.1. Qual a utilidade da linguagem musical nos dias de hoje?

Desde os tempos remotos, a música esteve presente na vida do Homem, acompanhando a evolução que naturalmente acontece em todas as áreas artísticas, culturais, sociais etc. recebendo também elementos que facilitam a compreensão e execução dos estudos que abordam a ciência musical de modo geral.

Foi a escrita musical que facilitou a reprodução das músicas desde o tempo de sua criação até os dias de hoje, pois se não houvesse os registros através das partituras, não seria possível a perpetuação completa e legítima da música, sendo que antes, eram transmitidas oralmente.

Nos dias de hoje, a linguagem musical é usada por todos que se dedicam ao estudo de música, pois essa linguagem facilita na comunicação e execução de qualquer peça musical. A linguagem musical precisa ser adquirida através de estudos, pois tem em si, vários símbolos que representam o tempo, a altura, expressão...

A linguagem musical é o idioma do músico, e é através dela que todo músico se comunica, interage quando está tocando em uma orquestra, banda, coral, principalmente se o ambiente musical for uma escola, faculdade que tenha a música como objeto de estudo.

A linguagem musical pode ser vivenciada de forma mais peculiar por músicos e profissionais da música ou de forma mais simples por músicos amadores que talvez não tenham tanto conhecimento teórico, mais executam de forma natural os elementos da música em suas apresentações.

Podemos utilizar a linguagem musical nos dias de hoje por exemplo nas escolas, de forma lúdica e criativa, isso facilita na aprendizagem prática e teórica de música, seja cantando, tocando um instrumento ou comparando as propriedades da música com o som da natureza, objetos e a matemática.

Mesmo com todo avanço tecnológico que nos proporcionam programas de edição de áudio e partitura, é indispensável o conhecimento teórico e prático para elaboração de atividades, composições e desenvolvimento pessoal na linguagem musical que só pode ser adquirida através de estudo, leitura e prática musical, e isso só é possível com a busca pessoal de cada indivíduo.

1.2. Para um professor de música, seja ele de ensino fundamental, superior, ou de formação musical específica, é realmente necessário o conhecimento da linguagem musical? Porque?

Sim. Porque para um bom desempenho profissional, sem dúvidas é fundamental e indispensável que ele saiba dominar a linguagem musical, somente com conhecimento ele será capaz de realizar sua jornada diária de forma segura e tranquila, pois falará com propriedade e desenvolverá de forma mais consciente o seu papel de educador musical. O domínio do conhecimento na linguagem musical deixa o professor livre para interagir com os alunos, favorece a criatividade e não deixa dúvidas.

2. PARTE 2

Escreva um trecho musical que contenha notas com alturas e durações diferentes, sinais de intensidade e indicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com