TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação - Fotografia Digital - Unisul Virtual

Por:   •  28/4/2016  •  Exam  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Fotografia Digital e Iluminação

Curso: Produção Multimídia

Professor: Charles Odair Cesconetto da Silva

Nome do estudante: Marco Aurélio Camargo Fagundes

Data: 10/03/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5 pontos)

Pesquise sobre a diferença entre captar uma imagem e construir uma imagem, no âmbito da fotografia. Apresente, resumidamente, na ferramenta Fórum, o resultado de sua pesquisa, assim como suas considerações. Leia as considerações de seus colegas e participe do debate.

Fotografar também é uma arte, é desenhar com a luz, congelar o tempo para registrar e eternizar momentos, lugares, formas e pessoas, que serão recordados após muito tempo depois e hoje mais do que nunca percebemos isto. Porém, há uma grande diferença entre construir uma imagem e captar uma imagem.

Captar uma imagem é, basicamente, tirar uma foto, coisa que hoje se tornou uma tarefa muito simples, graças a ajuda de diversos modelos de câmeras portáteis, semiprofissionais e smartphones, facilitando assim a vida de todos que gostam e querem guardar suas recordações. Entretanto, construir uma imagem, montar uma foto, exige um longo processo de estudos, erros e acertos, de muita prática, análises e paciência.

Assim como um músico que compõe suas canções, fotógrafos compõem suas imagens, criando cenários que contém uma história, que possam ser impactantes, atraiam a atenção e despertem sentimentos diferentes em quem observa.

A construção de uma imagem é elaborada através de técnicas, boas condições climáticas e elementos que contribuem para uma ótima fotografia, formando o grande diferencial nessa questão.

Questão 2 (2,5 pontos)

Faça uma pesquisa na internet sobre Augustin-Jean Fresnel e, por meio de um texto de até 15 linhas, descreva qual a importância de sua invenção para fotografia.

Augustin-Jean Fresnel, engenheiro e físico óptico francês, trouxe importantes avanços no ramo da física óptica, consequentemente, em outras áreas que utilizavam esses mesmos conhecimentos. Fez descobertas sobre muito fenômenos ópticos, sendo alguns deles a reflexão, a refração, a difração e a polarização da luz. Um dos seus mais importantes estudos foi o desenvolvimento da teoria ondulatória da propagação da luz entre 1815 e 1819. Seus múltiplos estudos teóricos nesse ramo trouxeram um resultado prático que levou o seu nome: a lente de Fresnel.

Criadas em 1822, as lentes de Fresnel foram um aperfeiçoamento da lente de farol. Seu desenho permitiu a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal, de maior leveza e menor tamanho que as lentes convencionais. Há outra qualidade que pode ser percebida na lente de Fresnel: é mais fina, permitindo a maior passagem da luz.

Por reduzir a qualidade da imagem, é usada em locais onde esse fator não é o mais importante. Nos dias atuais, é utilizada em muitas máquinas, como as fotográficas e os retroprojetores.

Questão 3 (2,5 pontos)

 Faça uma pesquisa na internet ou em livros especializados de fotografia com o intuito de buscar exemplos de imagens subexpostas e superexpostas. Em seguida:

  1. Escolha e copie em sua avaliação uma imagem subexposta e uma superexposta. (0,5 pontos)

[pic 4]

  1. Explique por meio de um texto de até 10 linhas quais os fatores que causam estes desvios em cada uma das imagens. (1,0 ponto)

As fotos acima foram tiradas na praia de Icaraí, em Niterói, no mesmo horário e no mesmo local. A primeira, mais clara, é uma foto superexposta, sendo que a segunda imagem, com pouca luz, é subexposta.

Sabemos que a fotografia é extremamente dependente da luz. A abertura do diafragma determina a quantidade de luz captada. Quanto maior a abertura, mais luz será captada e vice-versa. A velocidade do obturador controla o tempo que a foto ficará exposta aos raios luminosos. Quanto mais tempo, mais clara a imagem. Assim, a exposição depende desses dois fatores: a velocidade do obturador e a abertura do diafragma.

Quando uma foto é superexposta, vários pontos da imagem ficam estourados, ou seja, ficam brancos e sem informação. Enquanto em uma foto subexposta, muitos pontos ficam pretos, sem informação da mesma forma.

  1. Explique o que deve ser feito para evitar esses desvios (subexposição e superexposição) em cada uma das fotos escolhidas. (1,0 ponto)

Foto 1 – Menor abertura do diafragma e maior velocidade do obturador.

Foto 2 – Maior abertura do diafragma e menor velocidade do obturador.

Questão 4 (2,5 pontos)

Considerando que, para controlar a quantidade de luz na construção da imagem, as câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais disponibilizam 3 dispositivos (diafragma, obturador e ISO), responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (320.3 Kb)   docx (387 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com