TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Mozart

Artigo: Biografia de Mozart. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos setes filhos do compositor, cantor, ator e violinista profissional Leopold Mozart (1719-1787) e de Anna Maria Walburga Pertl (1720-1778), Johann Chrisostomus Wolfgang Amadeus Mozart, mais conhecido como Amadeus Mozart, destaca-se pela sua precoce genialidade que se considera o maior prodígio da história da música.

Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na cidade austríaca de Salzburgo. Desde criança apresentou grande talento musical. Seu pai era compositor e estimulou os dons musicais do filho. Com este apoio paterno, começou a escrever duetos e pequenas composições para piano, ainda na infância.

Aos cinco anos de idade já compunha e tocava minuetos. O pai concluiu que esse prodígio devia ser mostrado e divisou aí também uma possibilidade de ganhar dinheiro, visto que vivia em dificuldades com o pequeno salário que recebia pelo trabalho na igreja do Arcebispo Schrattenbach.

O religioso foi condescendente com Leopold o tempo todo, permitindo que este se ausentasse com os filhos, em exaustivas excursões artísticas iniciadas em 1762, que os levaram à Alemanha, França, Inglaterra e Itália, colocando-os em contato com os maiores músicos e compositores da época. Amadeus e a irmã, logo superada em talento, tocaram para os reis, rainhas e duques em grandes festas das cortes desses países.

Ainda criança, Amadeus passa a compor. Aos nove anos já era autor de sinfonias e, aos quinze, já havia compilado mais de uma centena de obras substanciais. Amadeus quis uma vida independente e passa a viver como professor, pianista e concertista, mudando-se para Viena, em 1781.

Mozart escreveu muitas obras-primas. Escreveu várias obras sacras, várias missas, dessas, as mais famosas são “A Grande Missa” e o inacabado “Réquiem”, esta última composta pouco antes da morte do músico. Escreveu também muitas obras de câmara, sonatas, variações e 41 sinfonias.

Mozart morreu pobre e foi enterrado numa vala comum. Não se sabe onde foi sepultado. As circunstâncias de sua morte também são desconhecidas, mas existem hipóteses de que morreu de sífilis ou de uma infecção generalizada.

http://educacao.uol.com.br/biografias/mozart.jhtm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/mozart.htm

http://www.e-biografias.net/wolfgang_amadeus_mozart/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com