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Brasil: Barroco no Litoral -parte I

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

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Anna Luiza de Souza e Marieli Bagatini

2ªS EM

Barroco do Litoral - Parte 1

  • O Barroco nasceu na Itália na passagem do século XVI para XVII em meio a  uma das maiores crises espirituais que Europa já havia enfrentado: a reforma protestante
  • Que fez com que a igreja perder sua força e  espaço, nesse contexto  o Barroco com sua opulência, sua dramaticidade e seu exagero  atua como canal perfeito para igreja católica da contra-reforma e as monarquias absolutistas em ascensão para expressar invisivelmente seus ideais de glória e pompa.
  • As estruturas monumentais erguidas durante o Barroco como os palácios e igrejas buscavam criar um impacto de natureza espetacular e exuberante, que transitava o espectador  a uma atmosfera envolvente e apaixonada
  • A igreja católica na Europa ao lado das cortes foram os maiores mecenas da arte neste período, contudo  na colônia do Brasil não havia corte, a administração local era confusa e lenta ,assim ficando um espaço vago para a ação da igreja  e seus empreendedores missionários: os Jesuítas,
  • Foi construído grandes templos decorados com luxo e ditando regras na maneira de representação dos personagens do cristianismo.
  • No Brasil quase toda a arte barroca é arte religiosa, devido ao maior número de igrejas do que de palácios.
  • O barroco no Brasil era totalmente diferente o Barroco da Europa.
  • Grande parte da produção local do Brasil tem de fato uma técnica rudimentar, pois sua  criação foi feita por artesãos, escravos e índios.
  • Essa criação é um dos elementos que lhe dá originalidade e tipicidade do Barroco no Brasil.

Litoral do Barroco - Ciclo do açúcar

  • litoral: Nordeste e Rio de Janeiro

evolução do estilo barroco no Brasil

  • franciscanos: possuem uma originalidade e liberdade criativa.
  • Até meados do século XVII, os edifícios Jesuítas concentrados no Nordeste se mantiveram extremamente nos tradicionais contornos de grande simplicidade reservando para os  interiores um luxo que foi possível acrescentar em altares entalhados, pinturas e estátuas.
  • No final do século XVII o Barroco fez uma das suas primeiras incursões arquitetura brasileira em duas fachadas de igrejas franciscanas da Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Olinda e a Igreja de Santo Antônio, em Igarassu, ambas em Pernambuco, as duas foram reconstruída no século XVIII após a expulsão dos holandeses em 1654.
  • Nesse período ocorre uma euforia que acaba conduzindo a reformulação total da escultura, nos moldes de um barraco pomposo adequado ao estado de espírito reinante.
  • Houve o reaproveitamento de antigas igrejas arruinadas por  invasores, conservando-se paredes mestras do maneirismo
  •  A substituição de linhas perpendiculares por linhas curvas e móveis e pelos perfis em forma de "S", foi um marco importante para as igrejas desse período.
  • Na Igreja Nossa Senhora das Neves e Santo Antônio é perceptível  um conceito de movimento causado pelas curvas das volutas, pelas curvas dos arcos e pelos elementos decorativos.

[pic 1][pic 2]

as fachadas começam a possuir movimentos devido as suas formas

  • Frontão: elemento de coroamento da fachada, se encontra na parte superior do edifício.
  • Frontispício: é toda parte frontal da construção -fachada.

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