TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedos e materiais para criatividade e atividades artesanais

Seminário: Brinquedos e materiais para criatividade e atividades artesanais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 2

Brinquedos e Materiais para atividades criativas e artesanais

As atividades artísticas são importantes para que as crianças aprendam a explorar o mundo a sua volta, e há vários materiais que podemos utilizar como recurso de expressão.

Papel e placas são considerados materiais bidimensionais, porque tem apenas duas dimensões: altura e largura, os papeis podem ser folhas brancas ou coloridas, cartolinas, papéis reciclados etc.

Os objetos como as caixas, pedaços de argila ou massinha são tridimensionais: largura, altura e profundidade.

Para Craidy Kaercher, o importante é que a criança aprenda a brincar com o desenho tanto em pequenos espaços ou amplos espaços. Os instrumentos para fazer o artístico da criança são: lápis, caneta, bastões, tesoura, dedos ou as próprias mãos, já as massinhas e as tintas são considerados substancias, o importante é que as substancias não sejam toxicas porque a criança pequena costuma colocar coisas na boca.

O professor deve preparar o ambiente e ver qual é a melhor oportunidade dentro da rotina da escola para que as atividades ocorram, são recomendáveis que as atividades artísticas ocorressem antes dos momentos de higiene das crianças, assim as possibilidades de exploração são maiores, o professor poderá intervir nas atividades sempre que necessário.

As crianças geralmente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos, essas outras formas de expressão incluem adesivos, materiais de colagem, carimbos de impressão, costura e bordado, trabalhos com argila e massinha, jogos de desenho, teatrinhos, bonecos, dobraduras entre outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e com isso ela consiga expressar seus sentimentos.

Trabalhos de argila e massinha:

Brincar com a massinha ela pode conseguir passar para o professor seus sentimentos, problemas que esta passando em casa, se ela esta triste ou alegre, tudo depende da forma como ela vai criar seus desenhos, e o esforço e conhecimento do professor para identifica-los, mas sempre é possível descobrir alguma coisa seja ela positiva ou negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com