TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONDIÇÕES DE DIAGNÓSTICO ORGANIZATIVAS

Tese: CONDIÇÕES DE DIAGNÓSTICO ORGANIZATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

. MODALIDADES DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

4.1 MODALIDADE DIAGNÓSTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas representam um valor inestimável para as organizações, pois fazem parte da dinâmica organizacional e geram determinado valor que a mesma almeja. Estas dedicam boa parte de suas vidas às organizações, e estas dependem daquelas para sobreviver.

As organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. (CHIAVENATO, 1999, p.4)

O autor quis dizer que as pessoas dedicam parte de suas vidas as organizações e estas dependem daquelas para sobreviver.

Para um bom diagnóstico em gestão de pessoas são necessários:

-Levantamento das condições organizacionais tanto internas como externas que serão enfrentados.

-Planejar e determinar os objetivos na área de gestão de pessoas em consonância com os objetivos organizacionais e todo o planejamento estratégico cooperativo

-Escolher as ações apropriadas para alcançar os objetivos desejados

-Avaliar os resultados constantemente.

Sendo assim, podemos perceber que a gestão de pessoas proporciona uma série de contribuições que envolvem desde a competitividade, as questões éticas e de relacionamento na empresa.

4. 2 MODALIDADE DIAGNÓSTICA DE GESTÃO FINANCEIRA

É uma modalidade importante de diagnóstico empresarial. Tem como função monitorar e controlar os recursos financeiros. Permite ao administrador analisar a entrada e a saída de dinheiro durante um determinado período, possibilitando ações de medidas antecipadas.

A gestão financeira é uma área de desafiadora, pode-se dizer que tudo nela é importante.

‘’O campo das finanças é amplo e dinâmico. Ele afeta a vida das pessoas e das organizações ‘’(LAWRENCE, 2000, P.33)

Segundo o mesmo autor as finanças podem ser definidas como a arte de gerenciamento de fundos.

A maioria das decisões de negócios é mensurável em termos financeiros, o administrador financeiro tem papel imprescindível nas aplicações de empresa.

Todas as áreas de responsabilidade de uma empresa interagem com a gestão financeira.

Como dizia Lawrence (2000, p.34)

“pessoas em todas as áreas de responsabilidade: contabilidade, análise de sistema de informação, administração geral, marketing e produção necessitam de um entendimento básico a respeito de administração financeira.”

O tamanho e a importância da gestão financeira dependem muito do tamanho da empresa. Pois em pequenas empresas o funcionamento das finanças é cumprido pelos departamentos de contabilidade e nas grandes empresas possui um departamento em separado conectado ao diretor.

4.3 MODALIDADE DIAGNÓSTICA E GESTÃO DA PRODUÇÃO

A gestão da produção é uma área da administração geral, pois nela trabalha-se: previsão, planejamento, organização, coordenação e controle.

Segundo Correia e Correia (2004):

‘’a gestão da produção ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros) de sua interação e dos processos que produzem e integram bens e serviços, visando a atender as necessidades e/ou aos desejos de qualidades, tempo e custos dos clientes’’.

A função particular dessa área é desenvolver o sistema produtivo da organização, estudar a origem e o objetivo de cada empresa, para entender a maneira de controlar a produção industrial/organizacional.

Em Marques (2009),encontramos que Inicialmente a eficácia da administração da produção é tornar o profissional conhecedor de tudo o que se manobra dentro de uma empresa. Para que posteriormente ele possa rastrear qualquer irregularidade e qual a melhor medida a ser tomada para solucionar o problema sem prejudicar o andamento das demais áreas, que colaboram diretamente com a produção, tais como marketing, recursos humanos, setor financeiro e contábil.

Segundo Slack (2002) e outros: ’’qualquer empresa deve se preocupar com a função produção, uma vez que esta é o principal motivo de sua existência’’.

Para as empresas que investem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com