TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZATIVAS

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 13

1.CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS.

A Gestão de Pessoas é uma especialidade nova que surgiu após o forte impacto da Revolução Industrial e sua principal finalidade é buscar o equilíbrio entre organização e pessoas, tornando-se uma peça fundamental sob o ponto de vista empresarial; já que, através dela, os superiores induzem seus subordinados a atingirem as metas da organização e a buscar seu aprimoramento pessoal.

A moderna gestão de pessoas busca a colaboração eficaz dos seus associados e, para isso, é preciso tratá-los como peças-chave do novo sistema. Hoje a organização não administra recursos humanos, nem as pessoas, acima de tudo, administra com as pessoas, na chamada administração participativa, onde os indivíduos permeados de inteligência, criatividade e habilidade passam a fazer a diferença neste processo competitivo no mundo empresarial.

Segundo CHIAVENATO, este tipo de gestão tem como base três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos;

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais;

As pessoas como parceiras da organização

No entanto é preciso delimitar a forma como os gestores reagem a essas mudanças, já que se trata de um modelo estratégico e contingencial. É preciso analisar a cultura que predomina em cada organização e nas características do ambiente, das políticas internas e externas como também de outras variáveis.

1.1 Objetivos de Gestão de Pessoas:

Os objetivos da gestão de pessoas são variados. A ARH deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios:

Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

Proporcionar competitividade á organização;

Proporcionar á organização pessoas bem treinadas e bem motivadas;

Aumentar a auto atualização e satisfação de pessoas no trabalho;

Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

Administrar e impulsionar as mudanças;

1.2 Processos de Gestão de Pessoas:

A moderna gestão de pessoas consiste de varias atividades integradas, como descrição e analises de cargos, planejamentos de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento, entre outros.

Os processos básicos da gestão de pessoas são os seguintes:

Processo de agregar pessoas;

Processo de aplicar pessoas;

Processo de recompensar pessoas;

Processo de desenvolver pessoas;

Processo de manter pessoas;

Processo de monitorar pessoas;

Estes processos são dependentes uns dos outros e devem se complementar. A ênfase hoje está em práticas de organizações onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos. Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.

O conhecimento e o potencial humano é a grande arma para manter-se no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, cliente, funcionários) são vistos como parceiros têm mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

2. Paralelos Entre o Filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

2-1.-O filme tempo modernos de Charles Chaplin do ano de 1930 mostra um funcionário de uma empresa siderúrgica nos Estados Unidos que trabalha num posto de trabalho de uma linha de montagem dinâmica (Fordismo) fazendo suas atividades simples, robotizadas, repetitivas e desgastantes sem intervalo de descanso. Chega um momento que sofre um colapso nervoso e estresse, tendo que ser internado num hospício.

Até aqui em nenhum momento se pensou que o culpável do colapso nervoso do funcionário proletário fosse do sistema de produção da época. Ao contrário, os polícias, os colegas, chefes e patrões achavam que a culpa fosse do funcionário por ser fraco emocionalmente, preguiçoso e pobre. E não haver podido dar conta com o serviço robotizado da época. Em contraposição, a moderna gestão de pessoas que considera aos funcionários como parceiros e não como robô ou mão de obra. Com dinamismos, criatividade, competência, flexíveis, proativos, dentro de equipes interdependentes, com muita vontade de fazer as coisas bem e melhor para poder levar ao sucesso a uma empresa.

2-2 Quando saí do hospício para a vida real. -Encontrou a empresa onde trabalhava fechada!-. Como consequência da Grande Depressão econômica do ano de 1929, consistente num longo período caracterizado pela oferta maior que a demanda do produto, por causa do aumento da produtividade na linha de produção nos Estados Unidos e pela diminuição das importações pela Europa; sem simultaneamente transformar as formas de consumo sociais e as reais condições de vida dos trabalhadores industriais. Ocasionando numerosas falências de empresas, desemprego elevado, escassez de crédito, baixos investimentos, fome, e miséria.

Nessa época se aplicou rigorosamente os princípios de Taylor com as linhas de montagem dinâmica do Ford, obcecado pela produtividade, estudo de tempos e movimento, e padronização de trabalho na administração ou gestão de pessoas, trazendo como consequência uma sobre produção ou grande produção em massa de tal magnitude que ocasionou uma grande recessão inimaginável sem fronteiras.

2-3.-Acabando preso novamente Carlitos por ser confundido com um líder comunista ou grevista. Já que nesse tempo começaram a se formar grupos de sindicatos para velar pelos interesses dos trabalhadores. Até então considerados marginados e considerados como fatores de produção e não de capital intelectual nem de talento.

A moderna Gestão de pessoas acredita todo o contrario ao pensamento Fordista e dos princípios de Taylor, na compatibilidade dos objetivos e interesses entre a organização como lucro, produtividade, competitividade, eficiência, sucesso; e os individuais, como salários, benefícios, reconhecimento, estabilidade no emprego e segurança do trabalho, lazer e sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com