TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DA PINHOLE

Trabalho Universitário: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DA PINHOLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Pinhole

O termo pinhole vem do inglês e quer dizer “buraco de agulha” onde não é preciso usar lentes para se registrar a imagem, para entender seu funcionamento devemos voltar ao ponto chave de seu conceito, a câmara escura, que a partir do século XV ganhou importância na mão de estudiosos e artistas. Pintores como Leonardo Da Vince usavam-na como recurso para facilitar a execução de desenhos.

Qualquer quarto ou caixa poderia ser uma câmara escura, desde que tivesse uma fresta por onde a luz passasse, assim era refletida no interior desse quarto a imagem do exterior, invertida. Na pinhole a imagem é registrada por um papel com cristais de brometo de prata, sensíveis a luz. O foco dessa “maquina” tem profundidade de campo quase infinita, ou seja, está tudo em foco.

A construção da pinhole é fácil e feita com materiais baratos, precisamos de uma caixa, lata ou qualquer recipiente que tenha tampa e possa ser vedado, esse vede ser pintado ou coberto de papel preto por dentro, para torna-la em uma câmara escura, após isso, devemos furar o recipiente para permitir a passagem da luz, esse furo deve ficar perfeito (sem rebarbas) para não atrapalhar na formação da imagem, em alguns materiais mais duros é preciso primeiro fazer um furo maior com um prego e depois prender um pedaço de alumínio mais maleável na região do furo e só então fazer o furo com a agulha, o tamanho desse furo determina o foco, por isso deve-se prestar muita atenção para não deixar o furo demasiadamente grande. Nossa câmera também precisa de um disparador para controlar até quando a luz vai entrar, podemos usar um pedaço de fita isolante para cobrir o furo da agulha.

O papel fotográfico precisa ser manipulado em um laboratório escuro (ou com luz vermelha) para não sensibilizar os cristais, ele é introduzido na pinhole de modo que fique do lado contrario do furo, e antes de sair do laboratório o recipiente deve ser fechado e posteriormente deve ser completamente vedada, para isso podemos passar fita isolante a parte da tampa.

Para usar a pinhole, ela deve estar firme em uma superfície, pois qualquer tremido vai estragar a foto. Uma vez definido o assunto da foto, a maquina deve ser colocado em um lugar que permita um bom enquadramento, esse deve ser feito por lógica, pois essa câmera não possui visor. O tempo que o disparador deve ficar aberto depende das condições climáticas do dia, dias ensolarados requerem menos tempo do que dias nublados, mas em média é preciso entre 5 a 10 segundo com o disparador aberto. Nem sempre é possível o resultado desejado já na primeira foto, as vezes é preciso ajustar alguma coisa na pinhole, como vedação ou o tamanho do furo.

Após tirar a foto, em hipótese alguma a maquina deve ser aberta em um ambiente normal, a pinhole deve ser levada para um laboratório de revelação para poder ser aberta, o papel fotográfico é colocado, então, em uma emulsão reveladora e nesse ponto o fotografo deve controlar a intensidade do contraste da foto, depois a foto toma um banho de um agente neutralizador para parar o efeito da revelação e após isso é colocada de molho em um fixador, após seca estará pronta sua foto tirada com a maquina de “furo de agulha”.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com