TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCREVA A CONCEPÇÃO ATUAL DA DIDÁTICA

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do que foi estudado descreva a concepção atual de Didática:

A didática norteia os processos de ensino e de aprendizagem dentro da sala de aula e dá bases para o professor executar sua prática pedagógica. E ela que vai guiar todo o “fazer” do professor, seu modo de ensinar e sua metodologia de aula. Atualmente, o foco da didática é o processo de ensino e sua intenção é produzir aprendizagem, esse ensino engloba não apenas um avanço intelectual ou cognitivo, mas também tem como meta desenvolver o lado afetivo, ético e social dos alunos; além de aspectos físicos e estéticos, ou seja, a didática atual objetiva desenvolver o ser humano integralmente.

A partir do que foi estudado descreva qual o objeto de estudo da Didática, considerando a década de 1980 até os dias atuais:

O objeto de estudo a partir deste período foi o processo de ensino e tudo o que envolve este processo; desenvolver a capacidade de aprender e compreender dos alunos passando pela relação que se estabelece entre o professor em seu ato de ensinar e os alunos, no ato de aprender.

Após a construção deste quadro, descreva em qual Tendência se encaixa a concepção atual de Didática:

No meu entendimento e seguindo o que tenho aprendido acompanhando as aulas através do meu estágio no Colégio Vital Brazil, percebo que ali a didática se encaixa na tendência “Crítico-Social dos Conteúdos”, onde o professor dirige o aprendizado valorizando e desenvolvendo a capacidade dos alunos no contexto pedagógico e sociopolítico. O objetivo é transmitir e debater as informações e fazer com que ele seja assimilado ativamente pelo aluno gerando o conhecimento.

Considerando a concepção atual de Didática e seu objeto de estudo, escreva duas contribuições da mesma para a prática do professor:

A didática contribui para que o professor consiga organizar seu processo de ensino. Através dela, o professor consegue estabelecer melhor seus objetivos em sala de aula, os conteúdos, os métodos e as avaliações. A didática é um instrumento fundamental para todo o planejamento do professor.

Referências Bibliográficas:

BERTANHA, P. Didática Geral. Batatais. Claretiano, 2005. Unidades 2,3,4 e 5.

SFORNI, Maria Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/2015nahead/2175-6236-edreal-45965.pdf> Acesso: 29 abr. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com