TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danças Africanas Na Região Norte

Casos: Danças Africanas Na Região Norte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 2

Danças de Africanas na Região Norte

1. MARABAIXO:

É considerada uma tradição secular, passa de geração em geração através dos anos. É dançado na capital, Macapá, anualmente, nos meses de Maio, Junho, e Julho, nos bairros de laguinho, na favela e na comunidade do Curiaú. O ritual do Marabaixo começa como o Ramo de aleluia, onde se inicia a dança dos devotos com o tradicional batuque, e se prolonga até o domingo do Espírito Santo, também chamado de Marabaixo do Senhor do quinto domingo.

2. BATUQUE:

Nome genérico que se dá a toda dança de negros da África. Danças de umbigada com sapateados e palmas, acompanhada de cantorias ao som único de batidas de tambores. É uma das danças mais expressivas do Amapá. “Os batuqueiros tocam sentados em cima dos tambores. Os cantadoressolistas e os tocadores de pandeiros ficam juntos dentro do salão, enquanto os dançadores fazem rápidas evoluções de si mesmo.

3. CONGO OU CONGADA:

O Congo ou Congada é uma manifestação cultural de origem africana, mas com influência ibérica no que se refere à religiosidade. É popular em toda a região Norte do Brasil, durante o Natal e nas festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

4. LUNDU:

O “Lundu” é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a côrte e o vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil, o “lundu”, assim como o “ maxixe “ (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo o Brasil por causa das deturpações sofridas em nossos país. Mas, mesmos assim às escondidas, o “lundu” foi ressugirido, mais comportado, principalmente em três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, e na ilha do Marajó, no Pará.

5. JONGO:

Dança de origem africana, participam homens e mulheres, onde o canto também tem papel importante. A música serve para facilitar e coordenar os movimentos. Os instrumentos usados são os de percussão. Tambor, candongueiro, biritador (atabaques de couro) e angóia (uma espécie de chocalho). Sobrevive em poucos do Brasil, onde houver maior concentração de população negra escrava. Negros vindos de Angola (África). Uma das mais ricas heranças da cultura negra presente em nosso folclore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com