TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desconstrução do sistema tonal

Por:   •  8/12/2015  •  Artigo  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Desconstrução do Sistema tonal

        

O sistema tonal foi muito utilizado na música ocidental por vários séculos, e desde então supria as necessidades composicionais sem restrições.

Dentre suas características, a mais importante era de ter uma tonalidade definida, na qual a musica deveria girar em torno, e que consequentemente desencadearia uma serie de notas pertencentes a determinada escala, visando novamente chegar a nota principal, dando a percepção de repouso.

        Sobre tudo, a partir da segunda metade do século XIX, a música tonal começou a sofrer rupturas e embora tenha tido grande êxito, suas práticas estavam de certa forma enfraquecidas, pois o próprio sistema em si causava muitas limitações aos compositores, que mesmo com toda a expressividade do tonalismo buscavam explorar ainda mais o âmbito musical, foi então que se viu a necessidade de sair da rotina composicional a qual estavam inseridos.

        Pode-se dizer que a quebra do sistema tonal se materializou através da obra “Tristão e Isolda” de Richard Wagner que estreou em 1865. Em sua música de três horas e meia, Wagner mostrou não ser impossível compor música expressiva e apaixonada fora do contexto do sistema tonal, isso porque não há tonalidade definida em Tristão e Isolda, por se utilizar de uma gama de notas da escala cromática, dá-se então, a ideia de que a musica não tem fim, sendo assim não há aquela percepção de resolução ou repouso, corriqueira nas composições tonais.

         A partir de então, começou-se as composições conhecidas como Atonais, ou seja, em seu sentido de maior amplitude, é a música desprovida de um centro tonal, ou principal, não tendo, portanto, uma tonalidade definida, dando assim, maior liberdade as obras e de certa forma não reprimindo a imaginação dos compositores.

Após a obra um tanto quanto revolucionária de Wagner, no inicio do século XX, muitos compositores começaram a realmente achar que o sistema tonal já se encontrava bastante esgotado e a partir de então passaram a questiona-lo, cada um de sua forma, por exemplo, Debussy  utilizou a escala hexatônica simétrica, ou escala de tons inteiros e mais tarde Arnold Schoenberg que foi um dos compositores mais importantes nesse processo de transição que criou e deu inicio ao dodecafonismo.

Embora muitos já achassem o sistema tonal ultrapassado, nem todos os compositores eruditos do século XX deixaram de compor em sistema tonal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com