TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Artigo: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas questionário ATPS desenho técnico

Passo 2

Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

A - O desenho artístico tem como objetivo representar idéias e os pensamentos de quem desenhou. Por meio dele é possível conhecer e mesmo reconstituir a historia dos povos antigos, por exemplo os egípcios. Já o desenho técnico é assim chamado por ser um tipo de representação usado por profissionais de uma mesma área. Ele surgiu da necessidade de representar com precisão máquinas, peças, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados

B - No começo do processo, o projetista imagina a peça ou o objeto a ser feito, e elabora um esboço dele. O esboço é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar. O desenho preliminar serve para a aprovação do projeto, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação do projeto. Após devidamente aprovado e liberado sua execução, o desenho passa por um desenhista técnico, ou outra pessoa e setores competentes para a elaboração do desenho técnico definitivo, que conterá todos os elementos necessários para a sua compreensão. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas: Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em uma visão espacial, rápida, de determinado objeto.

Vistas múltiplas é a representação mais usada em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. Existe uma grande quantidade de informações contidas nestes tipos de desenhos, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc.

Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "Falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

C - O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Aqui relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

Passo 3

Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A- Tem como objetivo a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com