TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Técnico

Pesquisas Acadêmicas: Desenho Técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO:

Esse trabalho mostra as diferenças principais entre desenho artístico (Desenhos com características pessoais) e desenho técnico (Feito segundo normas especificas).

Pode-se verificar que os desenhos técnicos mais utilizados são:

A geometria descritiva, as perspectivas e o desenho geométrico, que atendem a norma de cada país.

Mostram de forma reduzida assuntos sobre o motivo da utilização de cada escala, linha e o motivo do desenho em papel ainda ser tão utilizado.

SUMARIO:

Introdução.....................................................................................................................6

Etapa 1

Características de diferencial entre desenho artístico e técnico..................................7

Modos principais de desenho técnico..........................................................................7

Sobre normas e desenho.............................................................................................8

Objetivos de norma desenho.......................................................................................9

Contornos visíveis e invisíveis- Tipo de linha...............................................................9

Desenho em papel, ainda não abolido.........................................................................9

Escala.........................................................................................................................10

Aplicação de linhas.....................................................................................................10

Desenho em mão livre................................................................................................11

Conclusão...................................................................................................................12

Bibliografia..................................................................................................................13

Introdução:

Questões sobre: a distinção entre desenho técnico e desenho artístico saber escolher adequadamente o formato e a orientação da folha de papel, utilizar à escrita e linhas corretas para cada tipo de aresta de desenho; dobrá-los corretamente e saber identificar um desenho através da legenda.

Etapa 1

Qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico?

Os artistas transmitiram suas idéias e seus sentimentos de maneira pessoal, não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou.

Já o desenho técnico , ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem às tais normas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas.

Quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados?

Geometria Descritiva: vistas ortogonais, cortes e seções.

Perspectivas: métodos de ilustração do espaço e de objetos

• Perspectiva isométrica: método de representação paralela que se desenvolve a 30º, cujas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas.

• Perspectiva cavaleira: método paralelo mais comumente representado a 15, 30, 45 e 60 graus, que adota reduções para a diagonais da profundidade.

• Perspectiva do arquiteto: método com dois pontos de fuga.

Desenho Geométrico: construções fundamentais e concordâncias

Para o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras de convenções, de forma que todos os implicativos no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referencia para maioria das normas individuais de cada país.

Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica. Essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitada internacionalmente.

As normas técnicas são resultantes do esforço cooperativo dos interessados em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. Cada país elabora suas normas técnicas e estas são acatadas em todo o seu território por todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com