TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico

Trabalho Escolar: Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 3- aspectos gerais do desenho técnico

O desenho técnico possui normas, e essas normas tem que ser seguidas assim como as fontes, o estilo Times New Romam é uma das fontes que pode ser usada para informações no desenho pois ela está presente nas normas exigidas. Nesses desenhos também não são representadas todos os planos do desenho, então usamos de uma técnica para mostrar as arestas invisível o mais usado é o tracejado fino e o traço continuo fino, porém o tracejado grosso pode ser bem empregado aos desenhos. Lembrando que não existe traço misto portanto só há o traço fino e o traço grosso. A espessura desses traços variam de acordo com a dimensão do papel e o tipo de desenho a ser feito. Quando a linha de contorno invisível cruza com outra linha de contorno invisível, podem tocar-se. Quando uma aresta invisível se cruza com uma linha de eixo, não devem de tocar. Quando utilizamos um programa como o CAD normalmente não se usa as regras de interseção.

Os tamanhos das folhas utilizadas para desenho técnico são as: A0, A1, A2, A3 e A4.quando por exemplo aparecer o formato A4x5 significa que o papel terá as dimensões 297mm x 1051 mm. Quando o formato da folha for superior ao formato A4 devem ser dobradas de modo que fiquem no tamanho A4 e com a legenda no canto inferior direito e visível. A legenda tem que se localizar no canto inferior direito, mas para as folhas em pé por questão de economia, pode-se localizar no canto superior direito, mas só nesses casos.

As normas para o tamanho da legenda são internacionais e estão presentes na norma ISSO. 7200:1984 que definem as dimensões máximas e as informações que serão contidas na legenda. Tais informações presentes em uma legenda, devem se localizar no canto inferior da legenda e deve ser limitada por um traço continuo grosso, de mesma espessura de linha utilizada para moldura.

As dimensões das margens numa folha depende do tamanho do papel. Nas folhas de tamanho A3 e A4 o tamanho mínimo de margem deve ser de 10 mm.

A lista de peças pode surgir junto a legenda , mas não é obrigatório, porem ela deverá ser lida na mesma direção da legenda, sendo preenchida de baixo para cima.

Na utilização de escalas de redução podemos usar a escala 1:2,5 pois mostra que a dimensão do objeto é menos que a dimensão real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com