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Drama moderno

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  1.259 Visualizações

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SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

        Resenha Crítica Teoria do Drama Moderno

O livro Teoria do Drama Moderno, vem para nos mostrar como surgiu o drama desde a grecia até a modernidade. 

O surgimento do “drama moderno” no renascimento, onde o homem ali tomava sua decisão, e que era audacioso, o drama vem como forma de mudança, embora ainda considerado uma dialética fechada em si mesmo, o drama se sobrepõem assim adquirindo seu espaço, desligando-se do externo e ligando em seu interior.

Visto que a forma de uma obra de arte expressa

sempre algo de inquestionável, o claro entendimento

desse enunciado formal geralmente só é obtido em uma

época para a qual o que era antes inquestionável se tornou questionável,

para a qual o evidente se tornou problema. Dessa maneira, o drama

é aqui conceitualizado nos termos de sua impossibilidade atual, e

esse conceito de drama é já compreendido como o momento de um

questionamento sobre a possibilidade do drama moderno (SZONDI, 2001, p. 27).

Tendo em vista que a arte é sempre algo novo e questionável, dizemos que tanto o drama quanto qualquer outra obra tende a transformar o pensamento que se encontra encubado, ou seja, a arte vem para fazer com que as pessoas reflitam sobre elas.

O drama, e a dramaturgia não apenas no sentido dramático das palavras, mas assim podemos dizer que o drama surge para muitas vezes nos mostrar o realismo, e a dramaturgia para nos descrever, seja qual texto teatral for, e que os dois são de extrema importância para a formação do teatro, em sua fase inicial e atualmente.

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