TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAMPARIA TÊXTIL: UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DO VESTUÁRIO DE MODA

Por:   •  19/6/2015  •  Artigo  •  4.841 Palavras (20 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA

DÉBORA ONETE MACHADO

ESTAMPARIA TÊXTIL: UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DO VESTUÁRIO DE MODA

SÃO JOSÉ, 2014.


DÉBORA ONETE MACHADO[pic 1]

ESTAMPARIA TÊXTIL: UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DO VESTUÁRIO DE MODA

Trabalho apresentado como requisito parcial à disciplina Metodologia Científica, do curso de Design de Moda, Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.

SÃO JOSÉ, 2014.


RESUMO[pic 2]

Este trabalho tem como objetivo apresentar a origem e a história da estamparia, além de sua contribuição na diferenciação do produto do vestuário de moda. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica referente ao tema, mostrando sua grande evolução desde a pré-história, onde viu-se a gravura, xilogravura, calcografia, litografia e serigrafia até atualmente, com o surgimento das modernas máquinas. Sendo assim, foram abordadas a técnica manual, industrial, de cilindro e quadros, transfers e enfim, a digital. A pesquisa versa ainda sobre a importância do uso das estampas nas peças de vestuário, pois além de promover diferenciação para os clientes, ajudam na inovação e na inspiração para os designers e proporcionam identidade a marca. Por fim, uma entrevista feita com um profissional da área complementa o artigo, esta serviu para o esclarecimento de muitas dúvidas e para o aperfeiçoamento do trabalho.

Palavras-chave: Estamparia têxtil. Vestuário de moda. Diferenciação.


SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 REVISÃO DE LITERATURA        

4.1 DEFINIÇÃO DE ESTAMPARIA        

4.2 ORIGEM E HISTÓRIA        9

4.3 GRAVURA        10

4.4 XILOGRAVURA        12

5 METODOLOGIA        14

6 FONTES CONSULTADAS        16

6.1 ENTREVISTAS        16

6.2 LIVROS        16

6.3 PERIÓDICOS        16

6.4 SITES        17

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

        


1 INTRODUÇÃO

A Moda surgiu quando os seres humanos passaram a se vestir não por necessidade, mas sim, por distinção social. Desde então, a Moda reflete os acontecimentos sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. O cotidiano é vivenciado num contexto de estética e aparências. Tudo muda de maneira muito rápida neste mundo globalizado e fast-fashion, por isso o mercado de Moda tornou-se mais competitivo e os consumidores mais exigentes. O que é novo hoje, em pouco tempo torna-se velho, pois surgem novas tendências, é feito uma releitura do antigo e assim por diante, desta forma o processo é contínuo.

As primeiras manifestações culturais e artísticas surgiram com os primórdios da humanidade. Através de pigmentos vegetais, o homem fazia pinturas em paredes e em seus corpos para expressar idéias, sentimentos, divulgar crenças e representar o mundo humano. A pele de animal é a primeira vestimenta dos ancestrais, eles a utilizavam para proteger-se do frio. Em seguida, surge a tecelagem e, consequentemente, os tecidos. Dos vários e diferentes métodos de estamparia, foi com a técnica de uso de blocos de madeira que surgiu o que é chamado de estamparia. (NAMAN, 2008).

 Para manter-se na Moda, a pessoa deve estar sempre atualizada com as tendências. E o papel das empresas de vestuário é assegurar seus produtos atrativos, por isso, criatividade e inovação se tornaram itens essenciais para os profissionais da área da Moda. A estamparia agrega valor ao tecido e cria identidade para a marca com um custo-benefício relativamente baixo. Sendo assim, as estampas vem neste processo fast-fashion como uma solução comprovadamente eficaz.

        O presente estudo visa apresentar a origem e a história da estamparia, técnicas de estampagem, que vão dos processos manuais até os digitais, desde os tempos primórdios até os dias de hoje, e as relações com o mercado e a confecção de moda.

Diante do exposto, questiona-se: a estamparia têxtil é uma estratégia de diferenciação do produto para as empresas de confecção?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar a história da estamparia e sua contribuição na diferenciação do produto do vestuário de Moda.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Pesquisar em livros, revistas, o tema estudado;

b) Entrevistar algum profissional da área;

c) Construir um estudo científico que sirva as atuais e futuras gerações do ramo têxtil.


3 JUSTIFICATIVA

Devido aos avanços sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e ambientais, o mercado de moda vem sofrendo uma evolução mais constante e está mais competitivo. O fácil acesso do consumidor a uma infinidade de informações torna-o mais exigente na hora da compra. Desta forma, as empresas precisam de muita competência para agregar e fidelizar clientes cada vez mais difíceis e devem manter-se sempre atualizadas com o mundo da moda. Tamanha efemeridade requer dos profissionais de moda criatividade e inovação para se destacar no meio de tanta concorrência. A cada estação as marcas tem que apresentar uma nova coleção que atenda as necessidades e desejos do consumidor, produtos inovadores e atrativos que alcancem as expectativas do cliente e atice o seu desejo de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com