TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÉTICA

Projeto de pesquisa: ESTÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

A revisão textual costuma levar em conta os seguintes aspectos:

1- ESTÉTICA

A estética está relacionada à aparência do texto. Os aspectos gráficos são importantes, pois proporcionam legibilidade aos textos. Veja a seguir os cuidados a serem tomados com textos manuscritos e impressos.

Texto Manuscrito

No ambiente escolar ou mesmo acadêmico, a forma mais usual de produzir um texto é escrevendo-o à mão. Para que o texto seja bem entendido pelos leitores, o autor deve tomar cuidado com:

a) Letra

Para ser eficiente na comunicação, a letra deve ser sempre legível, e não necessariamente "bonita". Caracterizam a letra ilegível:

Desenho - A maneira como se escrevem as letras faz parte de uma convenção social que deve ser respeitada. Argumentos do tipo: "Eu escrevo meu M assim", "Esse é o meu jeito de escrever o T", etc, são inaceitáveis. Existe um formato básico que admite pequenas variações individuais, as quais não podem fugir do padrão.

Espaçamento - Espaços muito grandes ou muito pequenos entre as letras de uma palavra podem torná-la ilegível.

Tamanho - A dificuldade de leitura de um texto manuscrito decorre muitas vezes do tamanho desproporcional das letras: ou se escrevem muito grandes, ou tão pequenas que não se consegue ler.

b) Indicação de parágrafo

Para indicar o começo do parágrafo, faz-se um ligeiro afastamento da margem esquerda. Nesse aspecto, os textos costumam apresentar dois tipos de problema: ausência do afastamento na primeira linha do parágrafo ou falta de uniformidade na indicação do início do parágrafo.

c) Margens

Procure manter um pequeno espaço à direita e à esquerda do papel, faça margens regulares e separe corretamente as sílabas.

d) Rasuras

A apresentação é o seu cartão de visitas. Um texto rabiscado pode causar no leitor uma impressão negativa. Para que o texto termine limpo e sem rasuras, é importante fazer todas as alterações que você julgar necessárias no rascunho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com