TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CAMPUS PAU DOS FERROS

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES II

FICHAMENTO: – GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte.

p. 240-253.

Discente

Sthan Nicolas de Lima Xavier

Nova Cruz

2021

  STHAN NICOLAS DE LIMA XAVIER

FICHAMENTO: – GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte.

p. 240-253.

Fichamento apresentado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Orientador: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros.

Nova Cruz

2021


    ‘’ É um espetáculo fascinante observar as reações de vários artistas e tradições ao impacto causado por esse novo saber, e ver como se afirmaram ou, o que por vezes aconteceu, como sucumbiram. ’’ (Pág. 1)

    Com o mundo pós idade média, o renascimento surge e com ele os italianos da renascença, na qual influenciavam e ditavam o ramo artístico da época, com novos conhecimentos, técnicas e realizações tangíveis-como a anatomia, e a representação do corpo perfeito- fazendo que diversos pintores e arquitetos se adaptassem e estudassem as mudanças artísticas do período renascentista.

   ‘’Os arquitetos eram, talvez, os que estavam em posição mais difícil.’’ (Pág.1)

       Com a arte gótica predominante na vida e rotina dos arquitetos do Norte doa Alpes, adaptarem sua arte e construções aos pedidos dos príncipes, nobres e ao modelo artístico da época foi um grande desafio.

      Entretanto, com a arte gótica enraizada e o modelo antigo, as adaptações feitas pelos arquitetos eram adversas e superficiais. Supracitado o texto analisado ‘’colocando uma coluna aqui e um friso ali [...]’’.

   ‘’As coisas foram algo diferentes no caso dos pintores e escultores, porquanto para eles não era uma questão de adotar certas formas definidas, como colunas ou arcos, pouco a pouco. (Pág. 2

   Diferente dos arquitetos, os pintores da época estudaram a fundo o novo cenário artístico da época, uma vez que, qualquer artista fiel a pintura sentiria necessariamente a vontade profunda de entender os novos princípios e rumos da arte, e decidir sobre a utilidade dos mesmos.

    ‘‘[...] Durer não tardaria em descobrir que qualquer mera imitação da natureza real, por mais diligente e devotadamente que seja feita, jamais seria suficiente para produzir a indefinível qualidade de beleza que distinguia as obras de arte do Sul. ’’ (Pág. 5)

    Albrecht Durer, talvez o mais famoso artista do renascimento nórdico, foi responsável por estudar, através de viagens e influências italiana, a fundo o novo cenário artístico proposto pelos países baixos, ao Norte dos Alpes.

    Após perceber que apesar do seu aprendizado, suas viagens a Veneza e grande maestria, sua arte nunca seria fielmente as artes do Sul, tendo em vista que o artista ainda possuía consigo influencias do tempo gótico, influencia na qual carregaria para sempre em sua artes. Apesar de suas pinturas representarem bem o corpo ideal, assim como os italianos, elas ainda possuíam traços e detalhes góticos, detalhes na qual fizeram Durer ser um dos mais famosos pintores da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com