TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo Classico

Casos: Estilo Classico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Estilo Clássico

O estilo clássico tem um perfil conservador, rico em detalhes, cheio de requinte e elegância, tendo como base o mobiliário antigo, inspirado no estilo inglês georgiano e também no estilo francês dos reinados nos séculos XVII e XVIII. Alguns traços específicos marcam este estilo: mobiliário, cor, tecidos, iluminação e objetos decorativos.

Os móveis são feitos de madeira mogno, nogueira ou cerejeira, sempre de tonalidade média a escura, inspirados no estilo inglês georgiano dos séculos XVIII e XIX e no estilo francês dos reis Luís XIII, XIV, XV e XVI dos séculos XVII e XVIII. O mobiliário possui linhas elegantes e ricas, curvas e retas, e requinte nos detalhes.

As poltronas e cadeiras são imponentes e elegantes, estofadas e com detalhes ornamentados e pernas cabriolet (curvas), como nas mesas. Estas são de tampos retangulares, arredondados e muitas vezes feitos de mármore. Mesas de canto com três apoios são também vistos. Puxadores e adornos geralmente são dourados ou de bronze.

No estilo clássico é muito utilizada a madeira em sua cor natural, sem pinturas. Predominam as cores bem definidas e sóbrias como o verde e azul escuros, vinho, marrom, vermelho e preto que podem ser mescladas com tons neutros como o bege, creme e branco. Os metais como ouro e bronze são vistos nos detalhes como moldura de espelho ou de quadros, puxadores e objetos decorativos.

Os tecidos de sofás, poltronas, cadeiras, cortinas e roupas de cama, são geralmente lisos, texturizados ou com riscas. Podem ser de veludo, chenille, cetim, seda, tule, voil (tecidos transparentes e leves) e ainda, em menor escala, os acolchoados.

As cortinas têm tecidos pesados, mas também leves e esvoaçantes, são bem ornamentadas com borlas (adorno pendente), bandôs (cobertura do trilho da cortina para dar acabamento) ou sanefas (cobertura de tecido na parte superior da cortina para dar acabamento).

Os tapetes têm papel importante na decoração clássica. Os estampados, com desenhos ornamentados, deixam o ambiente suntuoso e elegante. Podem ser também lisos, com riscas ou texturizados, finos ou felpudos, de cores diversas que combinem com o restante da decoração.

A iluminação é feita de lustres pendentes de cristal, de vidro ou do tipo vela, arandelas (iluminação de parede) e do tipo candeeiro, abajures, candelabros e velas são os modelos de iluminação de estilo clássico que deixam o ambiente aconchegante e sofisticado.

Nas paredes deste estilo é muito utilizado papel de parede ou pintura. São encontradas também pinturas em duas cores diferentes: a parte de baixo de uma cor delimitada com moldura e a de cima de outra cor, de tonalidade mais clara. Detalhes pomposos, molduras em filete ou em requadro (almofada) são outras características que auxiliam na ornamentação de paredes e marcam o estilo clássico.

Os tetos podem ser também trabalhados, com molduras na área perimetral, detalhes em gesso nos cantos e bordas e ainda moldura de requadros (almofada).

Na parte de objetos decorativos podemos ter almofadas, mantas, quadros emoldurados dourados, esculturas e bustos, espelhos ornamentados e com douramento, objetos antigos, abajures de tecido em tons neutros, velas e candelabros, arabescos dourados ou em bronze, artigos de cristal, porcelana ou prata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com