TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ethos, Moral

Trabalho Universitário: Ethos, Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

ETHOS

Cada pessoa tem um jeito próprio de ser, modo de agir, diferentes culturas, caráter, valores, normas, ou seja, diferentes modos de viver o mundo e organizar a vida.

Descobrimos o Ethos quando observamos o comportamento das pessoas às vezes até difícil de compreender comparado ao nosso comportamento e é através do Ethos que descobrimos o “eu” de cada um.

Ex: Tem País aonde se come gafanhotos, sendo que no nosso não faz parte da cultura.

Moral

A moral designa os costumes, comportamento e as regras que regem nossas vidas. Se não existisse a moral seria impossível a convivência, pois para tudo é necessário que haja regras. Pode se ver a moral como produtora de leis e normas, mas não é somente isso, é apenas uma forma de haver convivência tranqüila entre as pessoas para que todos possam se respeitar e ser respeitados e dividir o mesmo espaço sendo esse familiar, social, conjugal etc.

A moral está ligada ao Ethos, pois é construída através das mesmas normas, regras e códigos.

Ex: Eu tomo refrigerante e proíbo meu filho de tomar.

Ética

A ética tem praticamente o mesmo sentido de moral, pois se ocupa dos mesmos fundamentos, porém a ética tem um caráter mais reflexivo e a moral um caráter mais prático. Podemos considerar também a ética como o estudo das normas morais da sociedade. A moral está ligada ao ethos que por sua vez precisa da ética.

Ex: Funcionário que aceita suborno para falsificar algum documento em sua empresa.

Alteridade

A alteridade é definida por um contato um com outro, ou seja toda pessoa interage e depende de um outro para algo. Para que a moral e a ética possam andar juntas, necessitam da alteridade onde as pessoas saibam viver juntas.

Ex: Por respeito ao outro devemos muitas vezes mudar argumentos.

Resumo

Ethos, moral, ética e alteridade são todos interligados um ao outro, pois todos envolvem a convivência, regras, leis, culturas.

Como falado na resenha, um vai mais pelo lado reflexivo, outro pela parte prática mas no final um depende do outro ou está direta ou indiretamente ligado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com