TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: SONHO DE LIBERDADE

Seminário: FILME: SONHO DE LIBERDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

Cadastre-se

FILME: UM SONHO DE LIBERDADE

O filme “Um sonho de liberdade” conta a história de Andy, um bancário, bem sucedido que por omissão da justiça foi preso injustamente, acusado de matar sua mulher e o amante dela. Por conta desse erro, o personagem principal do filme, perderá sua liberdade, deparando-se com outra sociedade, na penitenciária, ele irá conhecer outra forma de viver, tratando-se de cultura, valores e normas.

Na penitenciária, era nítido que a maioria das pessoas estavam institucionalizadas em elevados graus; nessa perspectiva podemos destacar Brooks que além de muitos anos presos, ocupava um lugar de destaque entre os outros membros. Red que demonstrava frequentemente a liberdade, também era institucionalizado e também ocupava certo lugar de destaque no grupo.

Andy era sempre calado e tímido, porém observava tudo e todos. Começou então, a perceber como poderia tirar vantagem da situação, usou sua inteligência e conhecimento para ajudar os guardas na declaração de imposto de renda, pediu como pagamento algumas cervejas para seus colegas, nessa atitude, ele recebeu admiração das duas partes envolvidas. Com o tempo, passou a prestar esses serviços na direção da penitenciária em troca de algumas regalias e tratamento diferenciado, foi aos poucos, ganhando respeito de todos.

A inocência de Andy poderia ser comprovada, pois, um jovem muito falante, que havia entrado na prisão recentemente, relatou que sabia quem realmente tinha matado a esposa e o amante da mulher dele, no entanto, como o diretor não queria perder o contador e queria continuar com as fraudes que tinha começado, deu um jeito de acabar com o garoto, acabando assim, com a maneira de inocentar Andy.

O desfecho da história, é quando todos descobrem que Andy, discretamente havia planejado sua fuga ao longo dos vinte anos que ficou preso, e individualmente teve sucesso no seu objetivo. Ele cavou um túnel durante esse tempo e num dia chuvoso conseguiu sair de lá, mas as conquistas não pararam

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

por ai, pois, ele conseguiu ficar com um pouco de dinheiro que havia desviado para o diretor e ainda entregou ele e seus comparsas. Com medo, o diretor comete suicídio.

Red, finalmente conseguiu a liberdade almejada a anos, e como uma ironia do destino, sua fala não era a mesma de antes, dizia que não precisava mais de liberdade, seu discurso não era mais “institucionalizado” como antes. E após sua libertação como fidelidade a amizade vai ao encontro do amigo.

Para Bleger, a organização é parte da personalidade porque a personalidade é também organizada. E qualquer mudança que se provoque na organização, como conjunto de grupos com tarefas e objetivos comuns no espaço e no tempo, implica numa mudança da própria personalidade.

Neste contexto é possível observar como a organização, no caso a penitenciária, influenciou na vida de dois personagens, especificamente Red e Brooks, a vivência que ambos tiveram na cadeia, assim como o tempo de permanência naquele local, fez com que eles q

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com