TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falhar o Planeamento é Planear o Falhanço

Por:   •  16/3/2016  •  Artigo  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

//Introdução do Projecto

“Falhar o planeamento é planear o falhanço”

A elaboração de um Plano de Negócios (PN) é determinante para o sucesso de qualquer empresa, tendo em conta que estas ao procederem à avaliação da situação externa e interna da empresa, podem projetar ações futuras que garantam alcançar o objectivo definido. O PN pode ser também considerado como um instrumento de controlo, pois permite comparar a realidade com o projetado, e com isto poder tomar as decisões “on time” e assim afastar situações que possam por em causa o projeto.

O PN tem como principal objectivo ser uma referência e permitir obter a maior eficiência e eficácia da actividade da empresa.

Com o presente trabalho pretende-se desenvolver um PN para uma micro empresa, a “atelier dot4”, que tem como actividade principal a prestação de serviços de Marketing e Design.

//Apresentação de atelier

A Atelier dot4 irá desenvolver a actividade de marketing e design e terá a sua sede em Guimarães. Esta localização foi selecionada pelo facto desta cidade ser a capital da cultura 2012, e a forma encontrada de nos diferenciarmos nas enumeras empresas e profissionais que se encontram nesta área, é a aposta na especialização no Marketing e Design Cultural, pretende-se desenvolver e promover a actividade do  design enquanto arte e como instrumento de cultura, procurando transcender o Design atual para um novo patamar nunca antes alcançado, com a aposta em mentes criativas tecnicamente dotadas nas mais variadas especializações das artes performativas, plásticas e digitais e com preocupações ecológicas e ambientais.

Denominação: Atelier dot4

Sede: Rua Santo António, 58 – R/C

        4800 Guimarães

Telf: 253 253 253   Fax: 253 253 352

e-mail: atelier.4@atelier.4.com

website: atelier.4.com

Capital Social: 5.000€

CAE: Actividades de design - 74100

Objecto social: Serviços de Design, marketing, agência de Publicidade, artes gráficas, organização de eventos. Comercialização e promoção de produtos e objetos gráficos. 

//Analise de Mercado

A cultura é algo profundamente enraizado em qualquer população de algum lugar. Sendo uma característica tão vasta, é ela que define os próprios traços “genéticos” de um determinado povo, apresenta se de vários modos, como a pintura, a música, o teatro, as artes performativas, dança, o Design, etc.

 

A Atelier dot4 pretender ser um intermediário entre quem promove cultura e quem a recebe, para tal é imprescindível compreender a cultura local e as suas gentes para poder eficientemente a promover.

 

O principal publico do nosso atelier são todos os dinamizadores e espaços culturais da cidade de Guimarães. Apesar do nosso negocio não contactar directamente com o grande publico, a nossa meta é ir ao encontro das necessidades de quem promove actividades culturais  mas também a quem oferece lazer e diversão.

 

 Por existirem diferentes oportunidades e necessidades de negócios por parte dos nossos clientes parece nos racional dividir em grupos os diferentes tipos de trabalhos consoante a importância, a grandeza, estabelecendo assim uma hierarquia de prioridades para cada projecto.

 

O primeiro grupo do nosso publico alvo é composto pelas as autarquias da região, o município de Guimarães, onde iremos realizar projectos que auxiliem estes nas suas iniciativas de dinamização cultural.

 

No nosso segundo grupo encontram se todos os promotores culturais, tais como, museus, bibliotecas, fundações ou teatros.

 

Como terceiro grupo temos todo o mercado destinado ao lazer. Desde restaurantes a discotecas, passando por empresas de turismo ou mesmo desporto. dentro deste grupo os projectos terão de ser classificados conforme os públicos que frequentam os respectivos locais. embora este tipo de negócios não estejam directamente ligados á cultura, é nosso dever, através de uma abordagem um pouco diferente torna-los também eles espaços culturais.

 

O concelho de Guimarães situa-se no distrito de Braga e encontra se estrategicamente localizado entre duas grandes potências do norte do país Braga e Porto. Considerado um dos concelhos com mais população jovem na Europa ( 50% da população tem menos de 30 anos), com 250 km2 e 160 mil habitantes é uma cidade em crescimento, ainda mais agora que foi escolhida para ser a anfitriã da capital europeia da cultura em 2012. Tem uma enorme relevância na industria têxtil, mas actualmente foram emergindo vários sectores de maior incorporação tecnológica que têm trazido um crescente significado económico. Todo este desenvolvimento serve como uma incubadora para o nosso projecto recém nascido.

Em Guimarães para “estacionar” o nosso atelier criativo, uma das principais linhas de raciocínio que seguimos foi o facto de Guimarães não ser uma cidade já muito desenvolvida, onde o mercado estaria sobrelotado mas sim uma cidade que se encontra numa expansão extremamente veloz a nível cultural e económico, é o objectivo “chegar lá” primeiro que os outros. é através da antecipação e da “premonição” que no inicio a nossa empresa se destacará. Por estes motivos a concorrência direta á empresa não será tão significativa, pelo menos não á escala que nós pretendemos atingir. Ao estarmos situados nesta cidade detemos a vantagem de estarmos longe das grandes agências de Design e comunicação do país, que na sua maioria, estão situadas em Lisboa por ser a capital económica de Portugal. Não obstante, é óbvio que iremos nos deparar com alguma concorrência, ela pode ser direta ou indireta.

 

Na concorrência direta, englobamos ateliers de Design ou mesmo free-lancers que tenham uma abrangência nacional e internacional. este tipo de concorrência é bastante reduzido, sendo constituído por um punhado de ateliers.

Por concorrência indireta, entendemos todos os ateliers da região. estes são na sua maioria pequenas empresas com poucos funcionários e com projectos de ligeira magnitude, estes têm sobre nós a vantagem de terem uma carteira de clientes já composta.

 

Neste mercado, é complicado definir preços médios, pois o preço de cada projecto é intrinsecamente dependente da sua abrangência, do tempo de realização, da complexidade, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com