TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação conceitual

Seminário: Formulação conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Seminário  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

FORMULAÇÃO CONCEITUAL

“Impressionismo” tornou-se o nome dado a esse novo estilo de pintura surgido na França, na segunda metade do século 19, sua característica principal era a importância extrema as impressões visuais do artista, sua dedicação sobre o efeito da luz sobre as paisagens ou objeto a sua volta.

Para os artistas impressionistas, o olho humano precisa apenas de uma sugestão para organizar sozinho a imagem que já sabe estar lá. Eles usavam um criterioso estudo dos princípios físicos da luz e dos processos de visão e percepção humanas. A natureza e os efeitos da luz, as cores resultantes, a constante mudança devido as alterações climáticas, à passagem do tempo e das estações do ano, influenciando a luminosidade e as cores do mesmo cenário.

Os impressionistas pesquisaram profundamente as teorias da harmonia cromática que eram publicadas em 1839, através de estudos feitos por Eugène Chevreul. A reflexão da luz também foi extremamente estudada, artistas como Monet e Renoir exploraram muitos esse aspecto, efeitos da luz sobre o movimento.

As sombras não foram desconsideradas e sim redescobertas, pois eles observaram serem elas formadas por vários matizes, e que uma sombra possui em si a cor complementar do objeto que a projetou.

O trabalho ao ar livre era por eles considerado de grande importância, pois ali eles possuiriam todas as condições de luz de que necessitavam, por isso mesmo o trabalho tinha que ser veloz, devido a iluminação natural mudar com rapidez.

A valorização das sensações, essas, causadas pela influência direta das variações atmosféricas e passagem das estações do ano. Um intenso uso de cores vibrantes e brilhantes, pinceladas curtas e rápidas, anulação dos contornos, abandono quase total do preto e dos ocres, introduzindo sombras “coloridas” e um grande uso de contrastes que reforçavam a luminosidade da imagem.

O que para muitos inicialmente pareciam manchas, era fato de que o pintor impressionista possuía grande domínio do desenho e técnica apurada.

Monet, Renoir, Pissarro, Alfred Sisley, Degas e Berthe Morisot, uma das poucas mulheres a fazer parte do grupo dos impressionistas, foram nomes de grande destaque e representação desse estilo inovador, que podemos considerar hoje, como o precursor de movimentos mais ousados que se seguiram depois até chegar ao que atualmente chamamos de arte moderna.

TEXTO REFLEXIVO

Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.

A paisagem captada, conforme segue abaixo, possuem as peculiares características da alteração atmosférica, alterações de luz que transformam extremamente o que é observado.

Segundo a visão dos impressionistas, tal imagem deveria ser transferida para a tela com total fidelidade, está,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com