TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

Por:   •  26/9/2019  •  Resenha  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS PINHEIRO

CAMILY PAVÃO FERREIRA, JESSICA PEREIRA E SAMANTHA VITÓRIA

INFORMÁTICA A 2016

Pinheiro – MA

IFMA – 2018.2

CAMILY PAVÃO FERREIRA, JESSICA PEREIRA E SAMANTHA VITÓRIA

INFORMÁTICA A 2016

Trabalho apresentado para obtenção de nota do 4° Bimestre na disciplina de Programação Web I, ministrada pelo professor Victor Hugo, na turma de Informática A 2016 turno matutino.

Pinheiro – MA

IFMA – 2018.2


  1. Apresentação:

Nos últimos anos houve um crescimento considerável do número de dispositivos móveis em uso em todo o mundo. As pessoas mudaram seus hábitos de comunicação e consumo, dentre outros aspectos. Com este cenário, visando suprir as necessidades dos clientes, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções de software que estejam rapidamente acessíveis para os consumidores. Desta forma, os aplicativos para dispositivos móveis tornaram-se essenciais para o mundo dos negócios.

Visando suprir a demanda, os profissionais da área de desenvolvimento de software devem estar cada vez mais capacitados para a produção de softwares funcionais, com boa interface gráfica de usuário e baixo consumo de recursos computacionais. Estes aspectos devem ser alcançados em paralelo ao baixo custo de produção, que em grande parte dos projetos podem ser acentuados de acordo com o tempo gasto durante o desenvolvimento.

Como exemplos dessas tecnologias, temos o Ionic, PhoneGap e o React Native. Veremos mais sobre cada uma delas abaixo:

  1. Ionic:

O Ionic Framework é uma alternativa em ascensão no mercado pela sua alta produtividade no desenvolvimento de aplicativos e a facilidade na manipulação de seus recursos, visto que muitos profissionais da área de desenvolvimento aprendem ainda na academia os conceitos utilizados pelo framework. Através da combinação de JavaScript, HTML e CSS, um mesmo projeto de código pode ser exportado como aplicativo para Android, iOS e Windows Phone com simples comandos disponibilizados pelo framework.

Para o seu funcionamento, o Ionic conta com outros frameworks, tais como o Cordova e o AngularJS.

O AngularJS é responsável pela criação da parte Web do App. Já o Cordova , realiza a integração com recursos nativos dos dispositivos.

Ao utilizar o Ionic, é necessário cumprir algumas exigências, por exemplo, ter instalado o NODEJS e o NPM. Sendo que o NODEJS  é um runtime que permite a execução de código JavaScript fora dos navegadores. Pode ser usado dentro de outras aplicações ou mesmo sozinho. Ele é um ambiente que funciona como uma máquina virtual para a execução do scripts JS. Já o NPM  é só um pacote de gerenciamento de módulos de códigos JS para instalar junto ao NodeJs e poder usar nas suas aplicações, ou até mesmo suas aplicações que precisam ser incluídas junto ao Node.

  1. PhoneGape:

O PhoneGape foi criado em 2009  pela empresa Nitobi e adquirido pelo Adobe em 2011. O PhoneGape é um framework open source que provê ao desenvolvedor de aplicativos a capacidade de trabalhar com dispositivos móveis de forma transparente com uso de linguagens web, como o HTML5, CSS3 e JavaScript, se responsabilizando pela conversão das mesmas para a linguagem nativa de cada plataforma móvel, livrando do desenvolvedor da necessidade de ter de conhecer linguagens como Objective C ou Java.

Atualmente, o PhoneGape se encontra na versão 2.0.0 e é o único que dá suporte a sete plataformas, possuindo mais de 1 milhão de downloads, sendo utilizado por aproximadamente 400 mil desenvolvedores e contendo casos de sucesso dentre os aplicativos publicados como, por exemplo, o BBC Olympics e Wikipedia, que foram disponibilizados para Android, iOs e Blackberry.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com