TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização e design

Por:   •  20/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

a industrialização, basicamente gerou o design, pois foi quando se tornou realmente uma profissão. Quando a revolução industrial chegou na inglaterra, mudou todo o ritmo da sociedade, eles trabalhavam com a manufatura, produzindo tudo a mão, quando eram objetos muito elaborados produziam em pouca quantidade, sendo também mais caro e poucas pessoas tinha acesso o valor necessário para obtê lo. Quanto mais simples eles fossem, mais objetos seriam produzidos, mais barato seria e mais pessoas poderiam tê lo. mesmo assim o produto artesanal , não atendia a demanda da sociedade.Até então o artesão tinha total controle do objeto, do começo ao fim da fabricação.

então as máquinas chegaram com a esperança de libertar o homem do trabalho mecânico, porém o que começou para ajudar o trabalhador , acabou tirando seu empregos, e deixando grande parte da população desempregada.

as máquinas trouxeram um fabricação acelerada, produtos em série, com pouca qualidade e muito baratos, onde a funcionalidade era mais importante que a estética. ( onde começa o capitalismo) e conseguirão saciar a demanda de produtos.

nesse período também surgiram os pavilhões ( loja magazine) onde as pessoa iam para ver os novos produtos, comparar os preços, e comprar e assim formando uma sociedade consumista.

Assim o design surge como necessidade de criar objetos pensados que aliassem a função e a estética, ao invés de se contratar muitos artesãos habilidosos, bastava um bom designer para gerar um projeto, uma economia de tempo, e dinheiro.

nesse período surgiram vários movimentos

arts and crafts :

princípios: valorização do artesanato, simplicidade e funcionalidade, honestidade na decoração, arte para o povo, construções funcionais, perfeição nos materiais e técnicas. influências medievais e orientais.

art nouveau:

estilo estético, neste período destacam-se vários os cartazes que propõe liberdade estética , e ousadia criativa . fontes inspiradoras , figura feminina de cabelos longos cacheados, moldura floral e traços orgânicos.

art déco: era um estilo estético, que usava de linhas circulares ou retas estilizadas, uso de formas geométricas, design abstrato, formas femininas e animais são as mais trabalhadas, influências do construtivismo, futurismo e cubismo, presença marcante na Arquitetura.

deutscher werkbund : surge em 1907 um grupo de designers e arquitetos ligados a jugendstil (art nouveau) e influenciados pela art and crafts, procuravam atingir a superioridade na qualidade de produção industrial, edifícios e decorações, fábrica espaçosas flexível com a produção e fabricação mecânica defesa do espírito criador e da estandardização

peter behrens foi membro desse grupo e em 1907 tornou se diretor artístico da AEG sendo assim o primeiro designer industrial

esse movimento influenciou no aparecimento da Bauhaus

esses movimentos artísticos que surgiram por causa da revolução industrial, fizeram o design de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com