TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS

Por:   •  30/4/2015  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Materiais De Construção – Etapa nº 3 (QUESTÕES)

NOME: João Pedro Ramos Garcia

CURSO: Engenharia civil – 2ª Fase

2) Cite os principais ensaios mecânicos que podem ser realizados no equipamento EMIC.

R: Ensaio de tração, ensaio de fadiga, ensaio de dobramento, ensaio de impacto, ensaio de compressão, ensaio de flexão.

3) Defina PBQPH e INMETRO. Qual a função do PBQPH e do INMETRO?

R: O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH) tem como questões principais a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. A finalidade do programa é difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, resultando na modernização e competitividade das empresas brasileiras. Alguns dos benefícios do PBQPH são: Ampliação do mercado, aumento da produtividade, profissionalização da mão de obra do setor, redução do desperdício, entre outros.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) sua finalidade é prover confiança a sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação de conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País. Algumas de suas atividades realizadas são: executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade, fortalecer a participação do País nas atividades internacionais relacionadas com metrologia e qualidade, incentivar a utilização da técnica de gestão da qualidade nas empresas brasileiras, entre outras.

4) Defina NBR. Cite a classificação geral das Normas Técnicas.

R: NBR é uma abreviação adotada pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) onde Norma brasileira é igual a NBR.  Norma Técnica é um documento, normalmente produzido por um órgão oficial acreditado para tal, que estabelece regras, diretrizes, ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço.

5) Defina ISO e explique sua importância das Normas ISO para a construção civil?

R: A organização Internacional para Padronização (ISO) tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As normas ISO tem uma grande importância para construção civil pelo fato de proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos, proporcionar meios mais eficientes de troca de informações entre o fabricante e o cliente, melhor segurança, prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos bens e serviços, entre outros.

6) Qual a importância do Selo de Conformidade de um material de construção?

R: O selo garante o consumidor de que o produto adquirido possui excelente qualidade, atende as necessidades do consumidor e garante segurança pelo fato de o produto ter sido testado e aprovado. O produto que tem selo geralmente é mais caro do que o produto sem o selo, portanto as pessoas acabam comprando o mais barato que não atende as necessidades e acaba saindo caro.

7) Explique qual a importância da NBR 15575 para a construção civil nacional?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com