TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Sobre Arte Erudita E Popular

Ensaios: Manifestações Sobre Arte Erudita E Popular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 2

Manifestações sobre arte Erudita e Popular

A palavra Arte significa: Técnica ou habilidade da atividade humana, uma forma do ser humano expressar suas emoções, pensamentos do mundo, a história da sua cultura através de alguns valores estéticos como beleza, harmonia, equilíbrio.

A palavra Popular significa: Que pertence ao povo; plebeu. Que desperta a simpatia, o afeto do povo, Muito conhecido, notório.

A palavra “Erudita” significa: Está relacionada à música, cultura e leitura. Sempre bem elaborada e estudada; cuidada. Vem de uma palavra de significado: sábio, ciente, civilizado, instruído etc.

A arte popular normalmente exprime um sentimento comum ao meio onde se desenvolve. Não costuma ser esperado do artista popular originalidade ou expressão individual, mas sim domínio artesanal e capacidade para executar as obras, normalmente encomendadas e ditadas pela sociedade em que ela se insere, que determina tanto a temática como, em alguns casos, a própria forma que o trabalho deva assumir. Bichinhos, figuras humanas e tipos (como o cangaceiro, a lavadeira, o padre), além de santos são os temas mais frequentes da arte popular. Normalmente o artista popular tira da realidade em que vive seus assuntos, podendo às vezes imprimir doses de humor e crítica social às suas representações, como ilustram pequenas esculturas nordestinas de moças brancas dançando com negros de nariz tapado.

Arte Erudita

Exigência estética, preocupação maior em sua elaboração, provoca sensações, emoções a quem admira a obra. Expressa obras que possuem importante marcos de determinadas épocas, trazendo reflexões a cerca de modos de expressões plásticas e de inovação conceituais. \arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e apreciam a arte no geral.

Manifestação Cultural Paranaense

Oficina de Musica de Curitiba é um dos maiores festivais da America Latina, a Oficina se destaca como polo de formação de instrumentistas e cantores, oferecendo cursos e concertos que abrangem manifestações da música Erudita e Popular.

Quadrilhas Juninas

As origens dessas manifestações vieram da Europa, mais precisamente através dos portugueses no início do século XVI. O povo brasileiro soube fazer as devidas adaptações com os ajustes inerentes à nossa maneira de ser.

As quadrilhas juninas foram adaptadas das danças típicas da realeza europeia. Há um fenômeno novo a ser observado hoje: as indumentárias sofisticadas, as coreografias utilizadas pelos integrantes das quadrilhas dançadas atualmente, retomam aspectos de suas origens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com