TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais cerâmica

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Os materiais cerâmicos são obtidos pela cozedura das matérias-primas, constituída principalmente dor argilas. Este material é amplamente utilizado pois existe em abundancia na natureza.

  1. Elas são extremamente duras e frágeis, resistentes à compressão e corrosão química, suportam altas temperaturas, são sensíveis ao impacto, isolantes elétricos, térmicos e radioativos. O fato de suportarem altas temperaturas, corrosão química, serem duras, faz com que a cerâmicas sejam bastante utilizadas no projeto de produto de consumo.
  1. Cerâmicas brancas são usadas em vasos sanitários, porcelanas e as cerâmicas vermelhas em tijolos, telhas, argamassas, vasos.
  1.  Prensagem uniaxial: a mistura é prensada uniaxialmente num molde com a forma da peça a obter. Exemplo: tigelas de cerâmica.

Prensagem isostática: a cerâmica em pó é colocada no molde flexível, de borracha, dentro de uma câmara com um fluído hidráulico ao qual é aplicado uma pressão isostática, que compacta uniformemente o pó ou pré-forma em todas as direções. Exemplo: vela de carro.

Extrusão: A massa plástica é colocada numa extrusora, onde é compactada e forçada por um pistão, através de bocal com determinado formato.  Exemplo: tijolos.

Torneamento: realizada em tornos mecânicos ou manuais, onde a peça adquire seu formato final. Exemplo: vaso de planta.

Colagem de barbotina: Despejar a barbotina num molde de gesso, onde permanece durante um certo tempo até que a água contida na suspensão seja absorvida pelo gesso. As partículas sólidas vão se acomodando na superfície do molde, formando a parede da peça. Exemplo: sanitários.

  1. A secagem serve para eliminar a umidade da peça, evitando tensões e defeitos. Na queima ocorre o aumento da densidade e da resistência mecânica da peça. Não seria possível o processo de queima primeiro, pois a peça estaria úmida por dentro e seca por fora, resultando em rachaduras.

  1. Biológicas: próteses dentárias e ortopédicas

Ópticas: lente para telescópio de vitrocerâmico.

Mecânicas e térmicas: partes externas de aeronaves

Elétricas: sensores de temperatura

Química: sensores de gases e vapores

  1. Reciclável, transparente, ótimo isolante elétrico, durável, inerte quimicamente, impermeável. O vidro é bastante utilizado no design devido suas características físicas, é um recurso abundante.
  1. As garrafas de vinho tinto são mais escuras a conservar a bebida, filtrando a luz, retendo alguns raios.
  1. Porque o vidro é inerte quimicamente, não alterando o alimento, apenas conservando.
  1. O principal componente dos dois é a areia, ou sílica. Os outros componentes que variam. O vidro comum combina a sílica com óxido de sódio, óxido de cálcio e óxido de alumínio. O cristal é a sílica a penas e óxido de chumbo. As funções prática se diferenciam que o vidro é mais resistente que o cristal. A estética, o vidro tem um acabamento mais grosseiro que o cristal, que é bem delicado. Na simbólica, o cristal é mais sofisticado que o vidro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com