TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Centro

Trabalho Universitário: Memorial Centro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

Memorial Justificativo

O terreno se localiza no bairro de Jardim Armação. Próximo aos bairros do Stiep, Pituba e Boca do Rio e está situado a Avenida Octavio Mangabeira e Rua Catarina Fogaca.

Essa região é caracterizada pelo seu comércio forte e ampla ocupação de moradias de classe média, apesar de possuir um grande potencial de lazer, é um bairro que atualmente está carente de investimentos imobiliários. Tem uma comunidade participativa e presença de infraestrutura.

A construção deste complexo poliesportivo além de promover uma valorização da área, irá propiciar uma dinâmica no comércio em seu entorno, diversos restaurantes, agências bancárias, unidades de saúde e outros estabelecimentos.

Trata-se de um terreno plano e diante disso, tem que ser respeitado a paisagem urbana e o gabarito da área. Do ponto de vista da legislação municipal adotam-se afastamentos frontal, laterais e de fundo de 2,00m.

CONCEITO

O conceito é de um centro de lazer poliesportivo, para atender, principalmente o bairro – durante a semana e nos fins-de-semana - manhã, tarde e noite. Estruturalmente, o conceito é de um equipamento de lazer integrado, no qual as instalações componentes se harmonizam espacial, estética e funcionalmente, completando-se no atendimento aos frequentadores e as instalações de apoio devem ser projetadas para atender ao conjunto. Esse conceito exige consequentemente um estudo cuidadoso das combinações espaciais possíveis, de forma a se aproveitar ao máximo as áreas disponíveis.

A fluidez é o conceito principal do projeto, que possibilita perpassar por entre algo no sentido concreto ou figurado na atitude de alcançar um objetivo, ou seja, queremos usar a fluidez dos movimentos do corpo ao fazer esportes para nortear nosso projeto. O objetivo do complexo esportivo é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, de modo a promover a cidadania. Isso promove uma integração de todos da comunidade.

Como se sabe, o tempo de lazer é um tempo desconstruído, no qual transitam fragmentos do tempo de trabalho e de compromissos sociais, de um lado, e pequenos desejos de felicidade, liberdade e fruição mal formulados, de outro. A reconstrução desse tempo, que é de extrema subjetividade, exige que o indivíduo dê forma a essas pequenas e mal definidas aspirações, traduzindo-as em escolhas objetivas - assistir a um show, ver uma exposição ou dar um mergulho na piscina - naturalmente partir de certo espectro de possibilidades reais e do que estas podem suscitar ou sugerir.

Nesse contexto, a transparência, a visibilidade, a legibilidade dos espaços - quando bem resolvidas - podem adquirir duas funções pedagógicas de grande relevância e que são mutuamente complementares: a do desvendamento das oportunidades e a do estímulo à participação. Sabemos, por fim, que um centro cultural e desportivo constitui um mix complexo de espaços e vocações diferenciados que articulam entre si, nem sempre de forma pacífica, imbricadas relações de vizinhança e convivência.

Como fazer conviver ritmos e horários diferentes, interesses diferentes, públicos diferentes, e ao mesmo tempo garantir a satisfação desses interesses e aspirações com o máximo de eficiência e racionalidade, tal é o desafio que se coloca para o arquiteto e para o planejador.

O complexo é composto por dois pavimentos. O pavimento térreo é destinado aos ambientes que compõem o suporte pedagógico e os setores da administração, da alimentação, de serviços gerais e alguns ambientes referentes ao ensino e docência como salas de aulas, a biblioteca, uma sala de uso múltiplo, quadra poliesportiva, pátio, piscinas, ambulatório.

No quadro abaixo veremos o programa:

Espaços Função Localização Pré-dimensionamento

Hall de espera Local destinado aos visitantes para entrevistas com a coordenação e cadastramento na secretaria. Deverá ser localizado próximo na entrada do complexo.

10,00m²

Bilheteria Cobrança e entrega de bilhetes.

Deverá ser localizado próximo à entrada.

6,00m²

Administração Compreende as seguintes atividades: secretaria e coordenações do complexo.

Secretaria: local de informações e inscrições para as atividades no complexo.

A administração deverá ser localizada próxima a entrada do complexo. Ambientes:

- secretaria 20,00m²

- sala do coordenador: 15,00m²

- sala do supervisor: 15,00m²

Ambulatório Poderá compartilhar do mesmo espaço destinado à sala para massagem e médico.

Deverá ser localizada próxima aos vestiários, e a as áreas de esportes com acesso para remoção por ambulância. 25,00m²

Sala Multiuso Essa sala deverá ser destinada aos alunos de dança e artes marciais.

Deverá ser previsto isolamento acústico, piso adequado e paredes de espelhos. 50 alunos

2,60m² por aluno –

130,00m²

Salas para cursos Deverá ser destinada a capacitação de alunos em diversas áreas.

Área central do edifício. 75 alunos - 3 salas

1,47m² por aluno

25 alunos – 36,75m²

Almoxarifado Esse espaço será destinado para guardar

equipamentos didáticos. Deverá ser localizado prox. A administração e a área central do complexo. 20,00m²

Depósito esportivo Esse espaço será destinado à guarda de equipamentos esportivos.

Deverá ser localizado no nível da quadra e estar próximo ao núcleo esportivo. 20,00m²

Academia Essa sala deverá ser destinada ao público em geral (adultos). Para práticas de atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com