TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicalização Infantil

Trabalho Escolar: Musicalização Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Musicalização Infantil

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música nas crianças, estimulando e contribuindo com a formação infantil. Com a musicalização podemos desenvolver atividades lúdicas em salas de aula, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc. A musica funcionam como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.

Uma das expressões musicais mais agradáveis é o canto em conjunto, por exemplo, e as crianças adoram. Com essa atividade permite a convivência de crianças de diferentes faixas etárias na produção sonora, duas e três vozes, nos gêneros erudito, popular e folclórico. Com isso podemos desenvolver a interdisciplinaridade, a criatividade, a escuta ativa, a improvisação e o processo de aprendizagem através do qual sentimos, produzindo, reproduzimos e depois chegamos à leitura musical, são os objetivos principais de um trabalho com a musicalização infantil, etapa por etapa.

Os trabalhos com musicalização podem ser feitos com crianças a partir de dois anos de idade. Faz parte da arte-educação ou de atividades recreativas a partir da pré-escola. Também pode ser ministrada em conservatórios como iniciação a cursos de instrumentos ou canto. Existem vários métodos consagrados de musicalização, cada um utilizando técnicas e recursos diferentes.

O Instrumental Orff é uma das invenções mais interessantes no campo da pedagogia musical do século XX. Seu idealizador foi Carl Orff (1895 -1982), músico, compositor e grande pedagogo alemão, sua obra didática está condensada no Orff - Schulwerk (1930), coletânea de peças infantis para instrumentos de plaquetas (metalofones e xilofones), pequenas percussão, instrumentos solistas e vozes, organizados em cinco volumes.

Com este método pode se utiliza um instrumental especialmente desenvolvido para crianças, incluindo xilofones e metalofones penta tônicos e tambores de pequenas dimensões, sendo produzido pela própria criança. Na qual o aluno é levado a construir sua própria noção de música através de exercícios rítmicos, melódicos e harmônicos em conjunto. Então mãos a obra.

HÉRICA PATRICIA VIEIRA DE MELO

1082999

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com