TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Projeto de pesquisa: MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.297 Palavras (30 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 30

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Acredita-se que a música possui uma das funções mais importantes em todo o planeta, que é o de ultrapassar barreiras do tempo e do espaço, uma vez que possui uma linguagem universal. Desta forma, a mesma passa a fazer parte da formação do ser humano, pois ela está presente na sua vida e na sua cultura, desde os tempos mais remotos. Assim, ao se desenvolver este trabalho, se baseou no objetivo principal de esclarecer como a musicalização pode oferecer benefícios para a aprendizagem, de forma a desenvolver o seu aspecto cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo. O presente trabalho se realizou em duas etapas: no sentido prático, através de visitas a escolas infantis, com aplicação de um questionário para os professores, onde se buscou entender, de que forma a música é vista, dentro da instituição; no sentido teórico, se embasou nas Pesquisas Bibliográficas, como Pressupostos Teóricos do Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), como ainda das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (200) e, outras, que se entendeu, como necessárias para o desenvolvimento e conclusão deste. Ao final, concluiu-se que a musicalização ainda não é divulgada e nem valorizada como se deveria. Pelo contrário, a mesma só é utilizada em períodos das datas comemorativas.

Palavras-Chave: Musicalização, Educação Infantil, Aprendizagem.

ABSTRACT

It is believed that the song has one of the most important functions throughout the planet that is to overcome barriers of time and space, since it has a universal language. Thus, it becomes part of the formation of human beings, because it is present in your life and their culture since the earliest times. Thus, when developing this work, is based on the main objective of clarifying how musicalizacion can offer benefits to learning in order to develop their cognitive / linguistic, psychomotor and affective social aspect. This work was carried out in two stages : in the practical sense , through visits to preschools , with a questionnaire for teachers , where we seek to understand , how the music is seen within the institution ; in the theoretical sense , if embasou in Bibliographic Research , and Theoretical Assumptions of the Curriculum for Early Childhood Education (1998 ) , but also of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education ( 200 ) and others, which was understood as necessary for the development and this conclusion . At the end, it was concluded that the musicalizacion is not yet disclosed nor valued as it should. Rather, it is only used during periods of holidays.

KEYWORDS: Music, Early Childhood Education, Learning.

1. INTRODUÇÃO

Entende-se que desde cedo, a criança revela interesse por ritmos e sons musicais, levando a entender que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação entre elas se inicia quando a música entra em contato com o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento, quando escuta cantigas de ninar e outros sons.

À medida que cresce, a criança carrega dentro de si, o interesse pelos sons, e assim, ao entrar na escola, durante o seu processo de aprendizagem, a música é para ela, um meio extremamente prazeroso, pois ela apresenta elementos que estimulam a aprendizagem, assim como oferece à criança, momentos de interação e alívio. A música leva a criança a expressar seus sentimentos, a interagir com outras crianças com espontaneidade, facilitando a troca de experiências e uma aprendizagem que ultrapassa os conteúdos formais.

Sabe-se que nos dias atuais, a mídia vem desviando a importância desses momentos citados, quando modifica o conteúdo musical que era direcionado aos programas infantis. A criança hoje absorvendo uma espécie de música prejudicial ao seu desenvolvimento intelectual e social. Como se não bastasse, os brinquedos e brincadeiras também foram trocados pelo videogame, internet e a tradicional televisão. Entende-se que esse é o resultado do avanço tecnológico do mundo.

Atualmente, as músicas direcionadas ao mundo infantil vêm demonstrando um descaso com o valor educativo da criança, e isto, paralelo à ausência da família, que também mudou totalmente o seu ritmo. Hoje, não se dá à criança, a atenção dispensada de anteriormente. Os pais dividem o seu tempo entre as tarefas diárias com o trabalho fora de casa e a educação dos seus filhos. Estes passam grande parte do dia, envolvidos com os programas de televisão, jogos de videogame e outros encontrados na internet deixando de lado as atividades manuais, a conversa e até mesmo, os momentos, onde a família se reunia para se ouvir uma boa música. A atividade do momento na vida de uma criança dos dias atuais está ligada totalmente à internet.

Pensando assim, se buscou realizar um trabalho que venha despertar tanto no educador, como na criança, o interesse pela música que estimula de forma adequada, a criança. O professor, que poderá utilizar-se dela, para preparar as suas aulas diárias, e a criança, desfrutar de momentos alegres e estimuladores. Assim, para se desenvolver este, se concentrou no objetivo geral, que é o de esclarecer como a musicalização pode oferecer benefícios para a aprendizagem, de forma a desenvolver o seu aspecto cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo.

Buscou-se ainda atentar-se aos objetivos específicos de apresentar atividades que visem liberar a criatividade, a inibição de cada criança, bem como, a aceitação e reconhecimento do seu corpo que será aberto às novas sensações; elaborar atividades musicais que possibilitem a expansão dos sentimentos e emoções; favorecer o aprimoramento da coordenação motora, da percepção motora, auditiva, linguagem, socialização e criatividade da criança, combatendo a agressividade, canalizando o excesso de energia, despertando e ampliando a sensibilidade; Usar a ação do movimento com o meio de integração da criança com ela mesma, e com o mundo em que vive, rompendo espaços se expressando, se libertando, respeitando as características e necessidades de diferentes faixas etárias das crianças; Dar oportunidade à criança de ouvir e apreciar e experimentar a alegria de uma boa música; Permitir à criança a aprender a controlar a voz ao cantar, proporcionando ampliação do repertório de canções, desenvolvendo a sua atenção; Formar na criança novos padrões de rotina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com