TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIAL

Por:   •  6/10/2015  •  Artigo  •  3.828 Palavras (16 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 16

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIAL¹

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

BARROS, Simone Wendrechowski Burkot²    

 DYSARZ, Sirlene Alves Taborda³

FIORESE, Sonia Regina⁴                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Resumo

A Música na Educação tem por finalidade criar estratégias que integrem o portador de necessidades especiais desde o inicio da educação infantil, facilitando sua vida no convívio social, bem como seu desenvolvimento, independência e habilidades no seu cotidiano de acordo com seu potencial, sem descriminação. Acima e além da potencialidade esta a igualdade de sermos cidadãos.

 

Palavras chave: Educação Especial, Jogos Musicais e Músicas.

INTRODUÇÃO

A música na escola procura rever a pratica musical como um recurso didático, buscando aliar a música ao processo de ensino. Desta forma podemos utilizar a música em diferentes situações de aprendizagem. A música se faz tão presente que também esta incorporada ao cotidiano infantil, cotidiano esse que a escola na modalidade especial aproveita como recurso de aprendizagem e faz cada vez mais intenso em sala de aula. Cantar torna-se então um meio prazeroso de ensinar que requer certas teorias e professores dinamizadores que gostem de música e torne seu ensino algo transformador. Ensinar a partir da música é como renovar algo que já se tem e que, no entanto encontra-se perdido esperando um novo despertar sonoro que irá além da aprendizagem. Os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem os acalantos cantigas de ninar as parlendas propriamente ditas, as canções de roda, as adivinhas os contos e romances.

Música na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial

A música é uma arte que está presente na sociedade. O ser humano, desde as mais antigas civilizações, já utilizam a música para se expressar. Através dos tempos, ela foi fazendo parte da história da humanidade, ocupando importante significação social e tendo expressiva atuação na religiosidade dos povos.

Seus ritmos e estilos sofrem mudanças porem, sua essência sensibilizadora permanece. A música encanta a todos, em seus variados ritmos, ela se traduz em formas sonoras que expressam varias sensações, sentimentos e pensamentos.

Está presente em diversas situações de nosso cotidiano e também faz parte de educação. E na Educação Especial a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos e cognitivos, assim como a interação e comunicação social de um todo, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto de Educação. (RCN, 1998, p. 45).

        Fazer música na escola significa trabalhar com uma área que ocupa uma fatia importante de nossa vida cotidiana quando dançamos, ouvimos cantamos e tocamos algum instrumento. Podemos assim dizer que este é o mundo calçado sobre o sensorial, sobre movimentos corporais, muitas vezes apoiado sobre uma base intuitiva.

O segundo mundo, o do conhecimento de maiores informações sobre a música- historia, estrutura do discurso musical, características do som, seus significados- este é o mundo musical, voltado à reflexão, apreciação e analise do discurso musical.

        Trazer a música para a escola, além de um desafio para os educadores, deve refletir uma prática em que o aluno sinta disposição em realizá-la e que não seja tão somente mais uma matéria.

A música se faz presente nos momentos mais importante da vida de uma pessoa, de forma geral, visa o acesso a todos à linguagem, com mais de um código de expressão entre outros de forma a possibilitar a qualquer individuo a compreensão e participação na cultura musical de seu meio.

Essa educação busca levar a pessoa a perceber a música em suas relações, possibilitar que processo internamente estas informações, que efetive sua expressão adequada na linguagem musical. Tais capacidades incluem conhecimentos de leitura e grafia musical, bem como de apreciação e de produção criativa.

Como parte de uma educação especifica, enfatiza as técnicas a serem utilizadas em um instrumento, com a voz, ou em composição, como também, pode ampliar a perspectiva estética do educando. Visa também, um aperfeiçoamento da capacidade de pensar musicalmente, aumentando a interação do individuo entre sua percepção e sua expressão.

Ao pensar uma idéia e ao expressar verbalmente essa idéia, a criança se encontra num processo de representação. Quando canta, numa conceituação mais ampla, ela esta fazendo uma apresentação da representação construída através de uma leitura de mundo.

Ao cantar, a criança utiliza ativamente a linguagem verbal e representa modos próprios de perceber e assimilar o ambiente ao seu redor. A expressão existe em toda a ação humana: expressão como ação criadora, resulta de uma reflexão e de uma leitura do e sobre o mundo; própria da natureza humana, como resultado de uma ação cognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com