TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil: Com ênfase Em Educação Especial E Gestão/ Aprendizagem e mediação na educação infantil para criança da educação especial

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE 01 – Valor: 10,0

CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil: Ênfase Em Educação Especial

DISCIPLINA: Educação Infantil: Com ênfase Em Educação Especial E Gestão/ Aprendizagem e mediação na educação infantil para criança da educação especial.

PROFESSORA: GEORGIA CRISTIAN BORGES

Nome: CECILIA CORINA DOMINGOS LOCH

RGM: 724.854

POLO: FLORIANÓPOLIS

1) Assista ao filme, “Como estrelas na terra toda criança é especial” e responda qual é o papel do professor na educação especial?

O papel do professor e reconhecer habilidades e limitações avaliar processo de vida, convivência e socialização do aluno, estar apito a estas abordagens com conhecimento,prover-se de meios intencional para mediação do conhecimento, de acordo com a especificação de cada aluno para que eles se beneficie do mesmo, levá-los a processar informações adequada para construção do raciocínio lógico e compreensão do conhecimento de aprendizagem,incentivando aluno em relação a aprendizagem, observar fragmentações no aprendizado e trabalhar a recuperação do mesmo orientando o aluno com dificuldade para compreensão conteúdo proposto. O professor tem obrigação de prover conteúdos pertinentes que auxiliem nos planejamentos os demais professores, trabalhar em conjunto obedecendo as propostas curriculares dos demais educadores ser capaz de estabelece rum ambiente seguro entre e agradável entre os demais, propor atividades que potencialize os alunos em seu rendimento escolar.

• Link do filme:

• Resenha critica do filme disponível em:

COMO ESTRELA NA TERRA TODA CRIANÇA E ESPECIAL

O filme Como Estrela Na terra relata a história de vida de um garoto de apenas 9 anos de idade que sofre de dislexia uma doença neurológica, pela sua deficiência no aprendizado havia repetido uma vez no terceiro período e corria serio risco de repetir novamente de ano, os professores repreendiam por sua falta de compreensão, tinha dificuldade tanto na escrita quanto na leitura, o mesmo acontecia quando ele chegava em casa, Ishaan sofria com a insensibilidade de seus pais, era cobrado o tempo todo e comparado ao irmão mais velho que se destacava na escola tido como garoto inteligente, menino nota 10.

Todos vêem Ishaan como criança indisciplinada, incapaz de convivência social, pôs seu comportamento fugiam dos padrões impostos pela sociedade, embora apresentasse sintomas de dislexia quando mencionava aos seus educadores, colegas que as letras dançavam em sua frente, ele não conseguia se concentrar e acompanhar as aulas,seus comentários eram ignorados e alguns olhavam com desprezo deixando desmotivado em animo, preso ao seu mundo desigual em que vivia.

Quando seu pai foi chamado a escola para conversar com a diretora a respeito do aprendizado do filho e seu comportamento nada tradicional, o pai resolve transferi-lo para um internato cuja filosofia era “disciplinar cavalos Selvagens”. Ishaan se aprofunda cada dia mais em seu mundo de imaginação, pois sentia se desamparado, agora pela família, a falta da mãe e do irmão,deixavam deprimido sem motivação para aprender o que seu professor ministrava nada mais importava,distanciava cada vez mais do mundo real e de seus colegas e da convivência no âmbito escolar. De repente surge um professor substituto de artes, um professor nada tradicional, tinha seus métodos próprios de ensino e não costumavam seguir regras ou normas rigorosas do internato.

Quando o professor conhece Ishaan percebe suas dificuldades, vê que se trata de uma criança com dislexia e procura ajudá-lo, pois ele conhecia bem as dificuldades e limitações causadas pela doença, decide conversar com os pais fazê-lo compreender que seu filho era uma criança especial com algumas limitações precisavam ser vencidas e para isso ele estava disposto a ajudar.

Os antigos professores usavam uma metodologia tradicional um tanto ultrapassada só corrigiam os erros gramaticais de Ishaan sem perceber que se tratava de uma criança especial, que precisava de atenção diferenciada, ser compreendido seu raciocínio de entendimento os professores aplicavam castigos.

Com a descoberta da doença e os novos métodos de ensino e incentivo do professor substituto foi possível desenvolver a capacidade de raciocínio referente ao aprendizado graças à compreensão do professor e sua dedicação foram explorando novos horizontes, ampliando seus conhecimentos desenvolver suas habilidades de leitura, escrita e na arte, o menino era muito criativo destacava em seus desenhos que refletiam visão que tinha do mundo ao seu redor.

O filme retrata muito do nosso dia a dia, é uma lição de vida, mostra que tudo é possível mesmo que a solução para doença seja desconhecida pode ter a compreensão através do filme que existem métodos que contornar as situações e meios de lidar com diversos tipos de deficiência, desde que o professor se disponha de habilidade, conhecimento,compreensão, desprendimento e dedicação que são primordial para que educador se destaque como profissional.

2) Para que as crianças com deficiências possam participar com êxito de programas na educação infantil existe a necessidade de professores comprometidos. Cite algumas características que este professor deve apresentar. Qual é o objetivo do professor na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com