TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/6/2021  •  Artigo  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA  EDUCAÇÃO INFANTIL[pic 1]

A inclusão de crianças com deficiência em escolas e creches de ensino regular é obrigatória por lei, mas quando nos deparamos com estas crianças em nossas salas de aula muitas vezes não sabemos como proceder.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo Decreto 6.571/2008, considera como deficiente:

aqueles que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A criança com deficiência tem as mesmas necessidades de cuidado e afeto que as outras, mas suas limitações inspiram maior atenção. Cada deficiência ou doença grave, traz consigo limitações e dificuldades e a fase pré-escolar é o momento em que as superações destas situações precisam ser estimuladas. Ao observar outras crianças de mesma idade, a criança com deficiência poderá, na tentativa de imitação, acompanhar as mesmas atividades, porém se não é possível que ocorra naturalmente, a intervenção com o estímulo para o aprimoramento de habilidades precisa ser iniciado.

O trabalho de estímulos motores e cognitivos precisa ser orientado por profissionais especializados, porém as habilidades sociais podem ser adquiridas no convívio com outras crianças e com os adultos responsáveis.

As deficiências são classificadas em grupos gerais:

  1. Deficiência intelectual
  2. Deficiência auditiva
  3. Deficiência física
  4. Deficiência visual
  5. Transtornos global do desenvolvimento (TGD)

Dentro de cada grupo existem especificações que se relacionam com os membros comprometidos, grau de comprometimento, idade e causa quanto ao surgimento da deficiência, forma que assume a deficiência.

A primeira contribuição que a escola pode dar a estas crianças é a sua aceitação enquanto indivíduo, abrindo caminhos para a inclusão social desta criança. As limitações trazidas pela deficiência não podem ser motivo para a exclusão da criança nas atividades propostas ao grupo, mas precisam servir como base para a adaptação do espaço e da participação na rotina escolar.

  • Para saber um pouco mais sobre as necessidades da pessoa com deficiência leia a cartilha: Projeto Escola Viva : garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola : necessidades educacionais especiais dos alunos / Maria Salete Fábio Aranha. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

Disponível em: www.portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/defcontexto.pdf   

  • Para estas atividades, você precisará consultar também o manual:

  1. Agora, você precisará relacionar no quadro abaixo algumas características e dificuldades apresentadas por cada grupo geral de deficiência, assim como formas de adaptação de atividades escolares.

Deficiência

Possibilidades e adaptações

Intelectual

Esta deficiência se caracteriza por denotar um funcionamento do intelecto abaixo do comum, derivado de um período de desenvolvimento, concomitante com limitações relacionadas a duas ou mais áreas da conduta de adaptação, ou da capacidade do indivíduo em responder de forma adequada às demandas da sociedade. São necessários adaptações em suas formas de comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, locomoção, saúde, segurança e desempenho escolar, lazer e trabalho.

Auditiva

Perda total, parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender o ato da fala através do ouvido. Pode se manifestar através da surdez leve/moderada ou severa/profundo, que pode impedir ou não do indivíduo se expressar oralmente, bem como perceber a voz humana.

Visual

Consistindo na perda total ou parcial, a deficiência visual se caracteriza pela existência da dificuldade de visão, que leva o indivíduo a necessitar de recursos específicos para o seu desenvolvimento e inclusão na sociedade. As pessoas com dificuldade visual necessitam de equipamentos e dispositivos necessários para a inclusão. Alguns desses instrumentos são: Sistema Braille, Sorobã e o cão guia.

Física

É a modificação total ou parcial, de um ou mais segmentos do corpo humano, que pode acarretar a funcionalidade física, em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou da fala. Pode-se manifestar sob a forma de amputação, deformidades, paralisias, ausência de membros, dentre outros, onde vê-se a necessidade de adaptações para a locomoção e coordenação do aparelho motor do indivíduo.

TGD

As pessoas portadoras do Transtorno Global de Desenvolvimento são aquelas que possuem deficiências em duas ou mais áreas, caracterizando-se como uma associação de diferentes deficiências. Podem causar variações na atenção, concentração e coordenação motora. Devem ser estabelecidas rotinas em grupo, de forma a auxiliar este aluno a incorporar regras de convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com