TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil com enfase em educação especial e gestão

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Atividades

1) Assista ao filme, “Como estrelas na terra toda criança é especial”e responda qual é o papel do professor na educação especial. O papel do professor na educação especial é fundamental para conhecer de perto seus alunos, e organizar o espaço e do tempo necessário para aprendizagem da criança, e familiarizando-se com as estratégias cognitivas e aplicadas por eles na resolução de situações e problemas. Dessa forma, poderá ajuda-los por meio de constantes interrogatórios, e elaborar hipóteses que os aproximam cada vez mais de informação das noções e conceitos trabalhados.

2) Para que as crianças com deficiências possam participar com êxito de programas na educação infantil existe a necessidade de professores comprometidos. Cite algumas características que este professor deve apresentar. Qual é o objetivo do professor na educação infantil?

Para que as crianças com deficiências possam participar com êxito desse programa na educação infantil existe a necessidade de professores comprometidos na escuta, interação e acolhida dessas crianças, interessados em compreender seus desejos e necessidades, e precisam sobre tudo estar disponíveis para interpretar suas formas de expressão e comunicação, muitas vezes diferentes daquelas das demais crianças da mesma faixa etária. E, principalmente, é preciso que os professores desejem querer ajudar as crianças a crescer e conhecer o mundo. O profissional da Educação Infantil busca constante aprendizagem sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação.

3) Assista a apresentação disponível em: https://youtu.be/f0mDEXKHGyE ou https://www.youtube.com/watch?v=f0mDEXKHGyE e responda: O que o autor quer dizer quando diz: “Não me aceite como eu sou”?

Que precisamos respeitar e amar todas as crianças com deficiência, mas aceitando de forma com o elas são, é sempre possível ajuda-las a modificar - se, há ir um pouco mais a frente. Muitos alunos são competentes, mas não acreditam em si mesmo. Todas as pessoas tem qualidades basta um mediador ajuda-las a acreditar que são capazes de fazer tudo o que tiver no seu alcance.

4) A mediação trata-se de um tipo de interação muito especial entre a pessoa que ensina (o mediador) e a criança que aprende (o mediado). A mesma deve ser uma ação intencional e planejada do mediador uma vez que esta ação atue entre as fontes externas de estímulo e o aprendiz (MEIER; GARCIA, 2008). Esta mediação deve ser capaz de apoiar uma aprendizagem efetiva. Podemos observar que este processo apresenta 3 elementos. Quais seriam eles?

Podemos observar que este processo apresenta 3 elementos fundamentais: o docente, o aluno e a situação criada pela interação entre eles.

5) Feuerstein fala de alguns critérios importantes para que haja mediação, que são: intencionalidade, reciprocidade, transcendência e significado. Explique cada um deles.

Intencionalidade e reciprocidade são essenciais para a concretização da aprendizagem mediada. A intencionalidade pressupõe que o mediador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com