TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conteúdo e Metod. do Ens. da Língua Port. e Lit. nos anos Iniciais EF

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Pedagogia      

Disciplina: Conteúdo e Metod. do Ens. da Língua Port. e Lit. nos anos Iniciais EF  

Professora responsável por esta atividade: Geysa Juce da Silva

ATIVIDADES 01 E 02:

1.Acesse, em um dos links, a Base Nacional Comum Curricular e, em seguida, leia o item “4.1.1.1 Língua Portuguesa no Ensino Fundamental- anos iniciais: práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades” (páginas 89 a 93). Feita a leitura, redija um texto reflexivo sobre a abordagem de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais, ou seja, as orientações acerca desse ensino. (12 a 15 linhas).

-Não é permitido copiar partes do documento. Se precisar copiar um pequeno trecho, faça isso em forma de citação.

Ao iniciar o ensino fundamental nos anos iniciais, a criança já traz uma experiência com a língua oral vindo da família onde foi criada e até mesmo da educação infantil. A oralidade é trabalhada através do conhecimento e uso da língua oral, usando estratégia de fala e escuta. A leitura é trabalhada através de leitura em textos conforme o nível da turma e a produção de texto é feita de diferentes gêneros textuais, conforme o nível.

O processo de alfabetização acontece entre o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental, por isso é preciso que o professor se identifique com seus alunos, para saber como aplicar o estudo da língua oral conforme a necessidade de cada um, e é preciso que o estudante conheça o alfabeto e consiga codificar e decodificar os sons da língua.

Alfabetizar é trabalhar para que o aluno dos anos iniciais conheça a mecânica ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever. É importante que ele aprenda as relações entre os sons da fala e as letras da escrita, para que descubra como se separam e se juntam em novas palavras. A partir do terceiro ano é trabalhada a ortografização, que é o conhecimento da ortografia do português do Brasil. Na construção desse conhecimento existe a relação entre variedade de língua oral falada e a língua escrita entre fono-ortográficas do português do Brasil e a estrutura da sílaba do português do Brasil. Esse processo de ortografização pode ir além dos anos iniciais. É a fase da construção de palavras e textos, onde o uso da ortografia deve ser bem explorada e de suma importância para a criança seguir as regras ortográficas do português do Brasil. Assim sendo, os processos de alfabetização e ortografização do português do Brasil exige muito conhecimento e habilidade, para que se possa transformar os estudantes em bons leitores e escritores, para que lá na frente sejam bons construtores de textos, levando-os a um futuro brilhante, e para isso o professor deve ser o principal incentivador da leitura e da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com