TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo e Metod. do Ens. da Língua Port. e Lit. nos anos Iniciais EF

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: Elisabete Terezani

        RGM: 053.8115

        POLO: São José do Rio Preto

Disciplina: Conteúdo e Metod. do Ens. da Língua Port. e Lit. nos anos Iniciais EF

ATIVIDADE 01

Sobre o emprego da pontuação no texto, o artigo A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, cujo autor é Alexsandro da Silva , informa que é comum no contexto escolar ouvirmos professores orientando os seus alunos da seguinte forma :  “a vírgula indica que devemos respirar para continuar a leitura”. O autor do texto traz uma explicação histórica para que esse tipo de orientação tenha sido adotado, ou seja, ele busca na História informações sobre o emprego da pontuação na Antiguidade. Sobre isso, escreva um pequeno texto refletindo sobre essa concepção desatualizada que alguns docentes ainda possuem sobre a pontuação.  (máximo de 10linhas).

Ainda se tem professores que buscam ensinar a pontuação através de regras gramaticais, e sempre de forma descontextualizada, e isso faz com que o assunto se torne desinteressante e sem sentindo para os alunos. O professor deve oferecer possibilidades aos alunos, nos quais eles possam observar como empregar as pontuações. Eles devem trabalhar com pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina ali (poemas, notícias, recados, cartas, textos de panfletos, anúncios, de publicidade etc.).

ATIVIDADE 02

O  artigo  A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, cujo autor é Alexsandro da Silva, traz resultados sobre a pesquisa desenvolvida em algumas turmas das séries iniciais sobre o emprego da pontuação. Dentre alguns dados, este nos parece relevante:

“Observamos, ainda, que alguns dos alunos usavam determinados sinais de pontuação, principalmente o ponto, separando a informação central dos detalhes da notícia. Que conclusões podem ser tiradas a partir desse dado? Interpretamos que tal dado parece sugerir que os alunos sabiam que a informação central da notícia deveria aparecer no início do texto e que ela deveria ser separada, de algum modo, do restante do texto por meio de algum sinal de pontuação.” (p.164)

Ficou evidente neste dado que os alunos compreenderam que, no caso do gênero notícia de jornal”, o ponto serve para marcar/sinalizar para o leitor, na estrutura do texto, que se está partido de uma informação geral para as mais específicas. Sobre isso, responda de forma reflexiva:

Ensinar pontuação por meio dos gêneros textuais é a forma mais correta para que os alunos reflitam o uso desses sinais? Por que alguns docentes ainda orientam os seus alunos  de forma equivocada?

O trabalho com textos literários precisasse tomar muito cuidado, pois a ausência de pontuação, em grande parte dos poemas, de acordo com as disposições dos versos, sugere-se pausas e expressividade. É necessário que o professore trabalhe com a turma reunida em grupos (por exemplo) propondo que realizem a atividade visando a garantir que as mensagens se tornem claras e objetivas, pelo uso da pontuação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com