TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ens. Fundamental

Por:   •  28/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 12

Pedagogia Licenciatura

Cruzeiro do Sul Virtual Polo Osasco

Denise Marques de Oliveira 16176227

Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ens. Fundamental

 6º semestre/ 2019

CEU José Saramago, Avenida. João de Andrade - Santo Antônio, Osasco - SP, 02675-031.

Escola Pública Municipal Ensino infantil, Ensino fundamental e EJA.

Equipamentos:

  • TV, DVD, Copiadora, Retroprojetor, Impressora, Aparelho de som,
  • Projetor multimídia (Datashow), Fax e Câmera fotográfica/filmadora

Dependências:

  • 35 salas de aulas, 196 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores;
  • Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes coberta, cozinha;
  • Biblioteca, Sala de leitura, Berçário, Banheiro dentro do prédio;
  • Banheiro adequado à educação infantil, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida;
  • Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Despensa, Almoxarifado, Pátio coberto, pátio descoberto e Lavanderia.

Introdução:

Estágio de Ensino Fundamental anos iniciais, total de 100 horas cumpridas acompanhando e observando os Professores e Alunos em diversas atividades.

A escola tem uma infraestrutura boa, embora pouco descuidada, mas os profissionais são muito dedicados ao que fazem, as professoras que acompanhei durante o estágio tem uma didática excelente, embora alguns materiais são escassos, mas a organização de modo geral é boa, organizam bastante eventos e ações sociais para a comunidade.

Reflexões:

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho das Professoras, onde foi mantido sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada com os alunos do 1° ano das séries iniciais da Educação Fundamental na Escola Municipal José Saramago. Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente assim com o relacionamento entre professor-aluno e diversas atividades que fazem parte da rotina diária ,foram realizadas as atividades com as crianças de tais: como roda da conversa, recortes, colagem, leitura desenvolvendo a imaginação e reconhecimento de imagens e título do texto, valores morais e familiar, realizaram atividades na lousa de escrita onde foi sugerido para completar os numerais, contagem e noções de adição e subtração, ou vogais que faltava; realizaram atividades com pintura com cores primárias, aprenderam sobre expressões faciais, movimentos corporais, em roda de conversas e registros também tiveram noções de moradia e plantas e convívio em meio a sociedade, e foi respeitado o tempo de cada atividade e o desenvolvimento de cada criança em questão.

Sabemos que a experiência do estágio no processo de formação de professores é um momento de fundamental importância para a aquisição da prática profissional, já que a formação do professor é um processo que ultrapassa os limites das salas de aula das universidades. Durante o momento do estágio se tem a oportunidade de aplicar na prática todos os conhecimentos teóricos que se aprende e refletir sobre o que e como devemos melhorar. Portanto, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar a um patamar aceitável onde possamos dizer que estamos prontos a assumir uma sala de aula. Através dessas semanas colocamos em prática as teorias e os conhecimentos assimilados para reflexionarmos em que devemos melhorar. É neste momento, que começa descobrirem-se de fato as vantagens e os desafios de ser educador. Na verdade, esse momento é marcado pelas experiências que de certa forma é a base para nossa carreira como docente. Além disso, o estágio é, por muitas vezes, é a buscar de colocar o alunato contato com a prática visando estabelecer relações entre a teoria e prática pedagógica vivenciada no decorrer do curso. O Estágio de Licenciatura também é componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas, é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), considera-se um momento de construção, de reflexão, de troca de saberes com a comunidade escolar. É uma execução que precisa ser realizadas pelos discentes, nos futuros campos de atuação profissional, onde os estudantes devem fazer a leitura da realidade, o que exige competências para “saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar e, consequentemente, propor alternativas de intervenção” (PIMENTA, 2004, p. 76) e de superação.

A realização de Estágio proporcionou uma aproximação maior com a sala de aula. O contato com a escola campo forneceu um maior entendimento de como ocorre o processo de ensino aprendizagem e o relacionamento professor-aluno, teoria e prática. O estágio trouxe uma percepção maior do quanto é necessário o educador adotar algumas normas práticas para a direção de classe, entre elas o fato de que o preciso compreender os problemas de cada criança. A experiência deste Estágio Supervisionado II possibilitou a elaboração de um planejamento voltado para o desenvolvimento integral do educando a fim de construir seus próprios conhecimentos. Nesse sentido, o educador deve ser um pesquisador de suas próprias ações, viabilizando um planejamento pedagógico proporcionando as crianças situações de aprendizagens significativas, na qual o professor tem um papel mero espectador, que observa e espera o desenvolvimento dos mesmos. O desenvolvimento prático do planejamento é também uma sequência de diferentes atividades que ocorre no cotidiano escolar, esta sequência é que vai possibilitar o educando se orientar na relação tempo-espaço, permitindo o desenvolvimento da independência e autonomia, além de estimular a socialização entre professor-aluno, aluno-aluno. Assim: A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Assim cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças de forma que possam comunicar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de se sentir em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e autoestima. (RCNEI, 1998. p.31, v.1)

A aprendizagem é constante e se dá de forma heterogênea. As atividades propostas pelo professor devem ser desafiadoras e desenvolvidas conforme as características do grupo, mas, também programadas para que todos avancem no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos, as brincadeiras, dentre outras, podem ser utilizadas como estratégias didáticas de interação e de interdisciplinaridade, e quando planejadas, orientadas pelo professor, transformam-se em situações de aprendizagem significativas. Durante o momento do Estágio é possível perceber a vivência real da profissão docente, pois quando estamos apenas vendo de forma teórica a realidade de uma escola e mais precisamente de uma sala de aula, se imagina ou se idealiza um ambiente escolar onde tudo pode ser resolvido com teorias educacionais vistas como perfeitas, mas o que se vê muito durante a intervenção de estágio são inúmeras demandas que estão distantes de serem reparadas, como exemplo: a precarização das instalações físicas, insuficiência de materiais pedagógicos e didáticos. Com isso o estagiário se vê diante de situações que nunca tinha vivenciado antes, embora ele tenha estado durante esse período na escola regular na condição de educando, mas refletir sobre a visão do docente. Assim voltando na condição de docente-estagiário é possível constituir um campo de análise enfocando todas as questões educacionais, observando principalmente as demandas dos alunos como a dos professores. Pimenta e Gonçalves (1990) apud Pimenta e Lima (2004, p. 45) fazem considerações entorno da finalidade do estágio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com