TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho E Os Meios Digitais Para Alunos De Design: Os Desafios Em Uma Era De Transformações

Por:   •  7/3/2018  •  Abstract  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Desenhar é algo comum e presente na vida do ser humano, principalmente durante a infância. Infelizmente, ainda na vida escolar, a maioria dos alunos começa um processo de distanciamento da prática de desenhar, que parece ser parte da cultura educacional, mantendo as artes em um grau inferior de importância. Essa deficiência se torna ainda mais crítica quando afeta alunos de cursos superiores onde a prática do desenho é essencial, como nos cursos de Design. Nesse cenário, os meios digitais para a atividade de desenho e ilustração se colocam como variável determinante, que pode ser tanto benéfica quanto prejudicial. O objetivo desse trabalho é levantar informações sobre o ensino e prática do desenho, assim como questionar o uso indiscriminado dos softwares.

1. INTRODUÇÃO

A prática do desenho é algo comum e presente durante a vida dos estudantes, do ensino infantil até o ensino médio. Mesmo fora do ambiente escolar, o indivíduo utiliza o desenho como linguagem, desde seu processo de aprendizagem, retratando ideias e mensagens através de diversas formas de representação gráfica. Principalmente na infância, o desenho tem o papel importante de estimular a criatividade do indivíduo. Infelizmente, ainda na vida escolar, a maioria dos alunos começa um processo de distanciamento da prática de desenhar. Isso parece ser parte da cultura educacional, que mantém as artes em um grau inferior de importância.

Essa deficiência se torna ainda mais crítica quando afeta alunos de cursos superiores onde a prática do desenho é essencial, como nos cursos superiores de design, arquitetura e moda. Distantes da prática do desenho e acostumados com outras formas de representação, esses indivíduos sofrem com a retomada da atividade perdida na infância. Essa dificuldade e um aparente desinteresse pelo desenho feito à mão estão desvalorizando a principal ferramenta para produzir e transmitir ideias.

A tecnologia digital, que mesmo possuindo pontos positivos, tem uma parcela de culpa no desinteresse pelo desenho manual (também chamado de desenho analógico ou não-digital) e pelos conceitos e técnicas que servem como alicerce para a prática do desenho. Os softwares de produção gráfica costumam ser superestimados, principalmente pelo público que não tem conhecimento suficiente nas áreas correlatas ao desenho.

Apesar de alguns estudos se preocuparem com o cenário atual da educação básica e da situação de como os estudantes estão ingressando no ensino superior, há necessidade de estudar mais sobre as dificuldades encontradas em um curso que usa o desenho como ferramenta-chave.

Durante a graduação, esses alunos encaram diversas atividades projetuais que dependem da capacidade criativa, da geração de ideias e da apresentação de propostas através de desenhos. A situação se torna mais crítica quando, já formados, esses indivíduos encaram projetos na vida profissional ou ainda tentam ser aceitos pelo mercado. Infelizmente, o nível de clareza em seus desenhos é raso e não tão distante da capacidade infantil de ilustrar ideias.

Felizmente, existem métodos que podem melhorar o desempenho dos alunos na prática do desenho. Esses métodos podem ser aplicados dentro de algumas disciplinas, como naquelas que abordam geometria, desenho técnico, métodos e linguagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com