TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Insustentável

Por:   •  11/5/2017  •  Dissertação  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento Insustentável

Analisando a charge de Clóvis Lima e tendo por base os textos discutidos em aula, iremos explorar , ao longo desse texto, a relação do homem com a natureza.

Tendo a charge como sendo o pano de fundo de uma discussão bastante atual, nos deparamos com uma situação quase que irracional da exploração da natureza justificada apenas por um dito desenvolvimento econômico da sociedade.

Esse assunto não vem nesse texto como uma opinião ou uma mera observação. Trata-se de uma verdade factual.

O fato é que o homem não tem medido as conseqüências de suas ações resultando em danos [alguns deles] irreversíveis ao meio ambiente. E diante dessa verdade o homem necessita questionar as suas ações, observar a realidade e intervir, ou seja, o homem necessita recorrer à Filosofia e por em questão o discurso desenvolvimentista presente em todos os meios de comunicação, nas decisões governamentais e nas atitudes sociais, comercias e cotidianas.

E por que recorrer à Filosofia e não a outro tipo de conhecimento? Segundo Foucault (1980, p.305) “o que é a Filosofia senão uma maneira de refletir, não exatamente sobre o que é verdadeiro e sobre o que é falso, mas sobre a nossa relação com a verdade?”.

Então, o que podemos considerar como verdade? Foucault, ao longo de seu texto, nos mostra que a Filosofia nos auxilia a ter uma compreensão maior do que é a verdade e nos convida a questionar aquilo que para nós sempre foi verdadeiro e que precisamos entender se é verdade ou se nos foi imposto como verdade.

De acordo com Chauí (1996, p.100) a verdade “se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato [...]. Verdadeiro se refere, portanto à linguagem enquanto narrativa de fatos acontecidos refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram.”

O que vimos acontecer e ser relatado em mídia diariamente são catástrofes e desordens causados pelo abuso da humanidade em prol de um desenvolvimento que não se sustenta. Ainda assim, determinadas fontes de informação não são tão seguras e podem tender a uma verdade que não àquela que condiz com a realidade. Por esse motivo, o pensamento crítico faz-se essencial para àqueles que desejam intervir na realidade e não serem meros reprodutores de ideias e discursos.

Fazendo uma análise sobre o tema, facilmente percebe-se que o homem não conseguiu aliar desenvolvimento com preservação ambiental. Por mais estudos e avanços tecnológicos que tenhamos, estamos longe de promover crescimento sem que haja degradação ambiental. E essa é uma verdade que devemos encarar.

A sociedade espera que a ciência, de alguma forma, salve e corrija aquilo que degradamos através das décadas. Mas será que a ciência tem resposta para todas as questões, mesmo aquelas que soam nas nossas mentes quase que inconscientemente?

Segundo Arruda Aranha e Pires Martins (2003) mesmo a ciência, sendo algo mais objetivo e racional, isto é, um conhecimento metodológico e pesquisador, e que em conjunto com a tecnologia, pode produzir efeitos irracionais já que também causam destruição da natureza.

Podemos assim concluir, que não é possível esperarmos uma resposta futura para um problema que é iminente.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com