TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Arte para Educação Infantil e Fundamental I

Por:   •  4/6/2016  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

A arte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das  crianças, e não se trata  apenas de desenhar e pintar, mas é  uma disciplina curricular  que estimula  a criatividade, a  sensibilidade, a reflexão, a percepção e  imaginação,  auxilia a  criança expressar  suas emoções  , a conhecer  melhor a si mesmo , amplia também seu conhecimento de mundo,  o que foi produzido artisticamente em diferentes épocas  e nas diferentes culturas,

Os  PCNs orientam que  escola  deve "ensinar a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias." através da  produção, reflexão e apreciação das  obras artísticas, através da base triangular. Por isso as  crianças precisam  aprender  e perceber as imagens de forma consciente e contextualizar a obra , relacionando a história da arte com outras áreas do conhecimento,  e o professor deve provocar  a curiosidade do aluno e  seu questionamento e   interesse do aluno para um aprendizado significativo

Na Educação Infantil, a criança poderá se expressar através do desenho, a pintura, a colagem, a modelagem, a música, o teatro, a dança e a leitura. E para estimular a sua livre expressão,  é necessário que  os professores apresentem  um trabalho pedagógico que valoriza o lúdico, a espontaneidade  e criar oportunidade para  expressarem as  emoções nas atividades  , deixando  a criança totalmente livre em suas criações, observando e analisando  a sua concepção de mundo, através de suas produções.

É muito importante  que o professor compreenda as  características de cada fase  da criança na educação infantil, promovendo atividades organizadas, que possibilitem às crianças o avanço na percepção sobre o conhecimento de mundo e a  arte produzido pela humanidade anteriormente. tornando o conhecimento da arte significativo para as crianças.

No Ensino Fundamental , o aluno precisa aprender sobre  diferentes técnicas e processos criativos em música, plásticas e cênicas,  para ampliar  o modo de ler as imagens e ler o mundo.

Os alunos devem aprender a analisar, interpretar, avaliar e criar com base na experiência crítica reflexiva e direcionar a reflexão sobre as relações existentes entre os tipos de imagem e na ampliação de seus significados. As atividades de artes devem estimular a  liberdade ,  imaginação   e criatividade nas atividades artísticas pessoais ou  em grupo,  com aspectos lúdicos e prazerosos durante a atividade,  respeitando e valorizando a própria produção e a dos colegas.

É muito  importante  propor passeios a museus, teatros e cinemas, onde a criança aprende a  valorizar  e respeito em relação a obras e monumentos e sua cultura. Também é importante utilizar  os recursos diversos das mídias e tecnologias para  aproximar  a criança e a arte. Neste caso,   utilizar  imagens presentes em histórias em quadrinhos, em charges, em material publicitário e na televisão e desta forma, os alunos possam  analisar, interpretarcriar com uma postura  crítica  e  reflexiva.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com