TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA

Por:   •  26/6/2022  •  Monografia  •  5.267 Palavras (22 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

CAPÍTULO 1 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA        3

Modalidades de estágio: Obrigatório e Não Obrigatório        5

Referencial Teórico        6

O estágio na Educação Geral        6

O Estágio na Educação Musical Presencial        7

Estágio na Educação Musical de Forma Remota        9

Metodologia da pesquisa        12

Tipo de Estudo        12

Universo da Pesquisa        12

Instrumentos de coleta de dados        13

Pesquisa bibliográfica e documental        13

Entrevistas e questionários        13


  1. INTRODUÇÃO

       O meu interesse pela pesquisa sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), se materializou devido eu ser educadora musical informalmente. Agora, como acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/ Habilitação em Música, me atentei à importância de desenvolver os conteúdos teóricos e as práticas pedagógicas, corretamente, a partir da minha participação durante os anos de 2018 e 2019 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID),  no qual fui bolsista. Na minha experiência com o PIBID, eu aprendi a trabalhar em equipe, cuidar das pessoas e assegurar que elas tenham as ferramentas necessárias para realizar um trabalho de alta qualidade. Superei todos os obstáculos como: ansiedade, timidez e nervosismo; uma experiência que foi muito importante por me mostrar como seria o meu estágio na Educação Básica, durante a minha formação acadêmica. O PIBID foi uma forte ferramenta que me possibilitou desenvolver os meus conhecimentos como educadora musical, permitindo-me atuar com as práticas pedagógicas. Além disso, quando frequentei o âmbito escolar, passei a pensar em formas lúdicas de aplicar o conhecimento, dando-me a oportunidade de autodescoberta como discente, a importância da convivência com outros colegas de profissão, de vivenciar habilidades individuais e em equipe, com novos termos, novas situações e olhares, que me fizeram enxergar e descobrir um novo mundo.

       Essa pesquisa surge da necessidade de se refletir sobre o momento em que enfrentamos uma crise de fatores sanitários e econômicos, sem perder o direito à educação, mesmo em situações de risco à vida, diante da pandemia da COVID – 19, com vários impactos, dentre eles, a suspensão de aulas com atividades presenciais, o estágio curricular supervisionado em forma remota.

       Esta pesquisa é de abordagem qualitativa de caráter descritivo e tem como metodologia o referencial teórico no qual utilizei artigos, periódicos, dissertações, livros e outras publicações das áreas de educação, música e história. Elaborei um questionário que foi aplicado aos egressos e discentes que vivenciaram o estágio remoto em 2020 e 2021. Preparei uma entrevista que foi realizada com o professor de estágio do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música. Os dados obtidos nos questionários e na entrevista serão cruzados e analisados.

       No primeiro capítulo discuto os conceitos de Estágio Curricular Supervisionado e mostro sua importância, colocando dados significativos a partir do referencial teórico, em que apresento os autores utilizados nesta pesquisa, descrevo os objetivos do estágio e suas modalidades de ensino.  

       No segundo capítulo trago uma breve contextualização histórica do Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, com informações introdutórias e descritivas sobre seu surgimento e suas transformações.

       No terceiro capítulo descrevo a contextualização do Estágio Curricular Supervisionado em Música, suas legislações e normativas, e como aconteceu o estágio no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros no Modelo Remoto.

2. CAPÍTULO 1 - [a][b]ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA 

 

       Neste capítulo trato do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), suas leis e transformações ao longo do tempo, bem como apresento os aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa. Para discutir e entender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) de Montes Claros se fez primordial definir os conceitos e objetivos que embasaram este trabalho. Também, neste capítulo me atentei em apresentar o marco teórico e a metodologia utilizada no levantamento e organização dos dados aqui discutidos.

2.1 Conceitos e objetivo do estágio[c]

       Os cursos de Licenciatura têm a finalidade de realizar a formação de professores   para a atuação na Educação Básica. Marcelo Garcia refere-se ao “estágio supervisionado e a formação de professores” (GARCIA,1999, p. 26) como um componente curricular que assume características discente e estabelece que:

A Formação de Professores é área de conhecimentos, investigação e de propostas teóricas e práticas que, no âmbito da Didática e da Organização Escolar, estuda os processos através dos quais os professores – em formação ou em exercício – se implicam individualmente ou em equipe, em experiências de aprendizagem através das quais adquirem ou melhoram os seus conhecimentos, competências e disposições, e que lhes permite intervir profissionalmente no desenvolvimento do seu ensino, do currículo e da escola, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação que os  alunos recebem (GARCIA, 1999, p. 26).

       Dessa forma, o estágio supervisionado é uma etapa fundamental na técnica de desenvolvimento de professores de Música, visando a aproximação entre o estagiário, com a profissão e com a escola, permitindo o diálogo com seus colegas de curso, com o professor, no intuito de atingir uma excelência no âmbito escolar.  Neste sentido “O estágio configura-se como um campo de conhecimento, com estatuto epistemológico próprio, o que supera a conhecida concepção que o refere como a parte prática e prescritiva dos cursos” (Pimenta e Aroeira 2018, p. 2). Esclarecendo ainda mais Cristina Àvila e Jacques Sonneville  ( 2014) diz que, “A noção de saber assumida engloba, num sentido amplo, os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes ou o que convencionamos chamar de saber, saber fazer e saber ser” (ÀVILA;SONNEVILLE, 2014, p.36) No que lhe concerne, o autor Neves afirma que: “O objetivo do  estágio é  capacitar discentes para atenderem à Educação em todos os seus segmentos: Educação Infantil; Séries Iniciais e Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Escolas Regulares”(NEVES, 2021, p.66). O Conselho Nacional de Educação CNE (2005), define que a carga horária é de 400h, concedida ao ECS, sendo uma atividade planejada com a prática e com as orientações das disciplinas dos cursos de licenciatura: “§4º O estágio curricular supervisionado é componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade específica intrinsecamente articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico” (BRASIL, 2015, p. 13)[51] .  Por sua vez Gomes e Oliveira (2019) relatam que o estágio acontece de forma convergente com a educação no ensino fundamental e/ou médio. Os estágios têm o objetivo de consolidar a aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e capacitações sobre o processo de supervisão. Dessa forma, Pacheco e Masetto explicam que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com