TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Expressionismo no Cinema

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

O expressionismo no cinema

O movimento vanguardista do expressionismo cinematográfico surgiu na Alemanha no século XX após a primeira guerra mundial, ele tinha como objetivo uma reconciliação estética com o publico consumidor do produto industrial trazendo uma reflexão do inconsciente alemão que estava devastado pela destruição e miséria que a guerra tinha trazido.

Em suas características tinham como objetivo expressar a realidade concreta, focando nas emoções e nas reações subjetivas por meio de distorções, exageros e simbolismos.

Um dos filmes que mais se destacam e como ponto de referência do inicio do expressionismo no cinema é o filme O estudante de Praga (Der Student von Prag, 1913 – imagem a baixo) dirigido pelo alemão Paul Wegener e pelo dinamarquês Stellan Rye,

[pic 1]

Esta obra foi precursora pois sintetizou todas as características que seriam aprofundadas e exploradas no filme-chave do Expressionismo – O Gabinete do Doutor Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari1919), dirigido por Robert Wiene, produzido por Erich Pommer e roteirizado por Carl Mayer

[pic 2]

Outros diretores alemães que se destacaram e foram os representantes do movimento são FW Murnau (com Nosferatu em 1922 – à esquerda), Fritz Lang (com Der Müde Tod em 1921 – no centro) e Paul Leni (The Cat and the Canary em 1927 à direita) que influenciaram totalmente os quesitos estéticos americanos.

[pic 3][pic 4][pic 5]

E nesse contesto trazendo pra atualidade, um diretor que ainda de utiliza das características expressionistas alemãs temos o americano Tim Burton, que tras em seus filmes a estética de padrões fantásticos e irreais, com sombras fortes e ambientes escuros. Exemplo disso são os filmes:

  • Edward Scissorhands / Eduard Mão de Tesoura de 1990

[pic 6]

  • The Nightmare Before Christmas / O Estranho Mundo de Jack de 1993[pic 7]
  • Dark Shadows / Sombras da noite de 2012

[pic 8]

Referência

Wikipédia, disponível em (https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo). Acessado em 31 de março de 2018.                                        

Passei Web, disponível em (https://www.passeiweb.com/estudos/cinema/leonardo_cinema_4). Acessado em 31 de março de 2018.                                                                

Rua (Revista Universitária do Audiovisual), disponível em (http://www.rua.ufscar.br/do-expressionismo-alemao-ao-expressionismo-americano). Acessado em 31 de março de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (454.7 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com