TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo Dramático: Um método de ensino

Por:   •  22/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.653 Palavras (15 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

ALINE APARECIDA FEDRIGO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O JOGO DRAMÁTICO: UM MÉTODO DE ENSINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Florianópolis

2016

ALINE APARECIDA FEDRIGO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O JOGO DRMÁTICO: UM MÉTODO DE ENSINO

 

 

Pré Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do Grau em Bacharel Artes Cênicas.

Orientador: Paulo Ricardo Berton.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Florianópolis

2016

RESUMO

Esta pesquisa visa destacar a importância que o teatro tem na formação da criança e seu desenvolvimento imaginário e criativo. A criança quando entra em contato com o jogo dramático, tem o auxílio dessa arte na desinibição de sua imaginação potencializando sua criatividade e sua capacidade de agir em meio de situações propostas ou cotidianas.  A escola é um elo que une o conhecimento e a aprendizagem dando a criança uma formação como indivíduo na sociedade. Incentivando o jogo na sala de aula teremos uma importância fundamental para o desenvolvimento perceptivo e criativo da criança.

Palavras-chaves: Teatro, Jogo Dramático, Formação da criança.

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO .......................................................................................... 08 
  • JUSTIFICATIVA ....................................................................................... 09
  • OBJETIVOS............................................................................................... 10

3.1 OBJETIVO GERAL................................................................................. 10

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................... 10

  • METODOLOGIA DA PESQUISA............................................................11

4.1 Revisão Bibliográfica .............................................................................11

4.2 Coleta de Dados......................................................................................12

4.3 Analise e Interpretação de Dados............................................................12        

  • DISCUSSÃO DOS RESULTADOS...........................................................13
  • CRONOGRAMA........................................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................19

1. Introdução

A utilização do jogo como um instrumento básico no processo educativo instigou muitos autores a repensar o modo de abordagem educativa na escola. O jogo dramático exercita a agilidade mental capacitando a imaginação dramática e criadora da criança, por esse motivo ele é uma ferramenta de abordagem efetiva para se trabalhar em sala de aula. Esta pesquisa visa explicar com base teórica os benefícios deste jogo e suas contribuições na educação.

Compreende-se que o jogo é um método didático primordial no processo de ensino e atrelado ao programa curricular o educador atinge uma atmosfera lúdica a qual permite a criança desenvolver-se e aprender de modo prático e criativo. É visível que na sala de aula o aluno amadurece suas ideias e concepções do mundo, portanto este espaço deve comprometer-se em disponibilizar à criança meios para que ela possa criar e recriar suas experiências de vida. Nesta pesquisa abordarei o jogo dramático como um método de ensino e suas práticas no ambiente escolar. A palavra educação no seu sentido científico significa aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais do indivíduo, tomando-o como verdade este conceito a educação dramática utiliza do jogo para aperfeiçoar as habilidades imaginativas e criativas das crianças favorecendo a livre expressão criadora.

Os jogos dramáticos serão analisados enquanto produção de conhecimento e desenvolvimento da imaginação criativa procurando inter-relacionar os mesmos com a educação dramática. Os jogos como atividade lúdica desempenham um importante papel na formação dos sentidos cognitivos, físicos e psíquicos do ser humano. Na busca de experimentar o novo a criança joga com o real e o imaginário treinando seus sentidos pela repetição do jogo dramático. No discorrer da análise da problemática da pesquisa o tema será discutido em torno da manifestação dramática intrínseca na criança e nela apoiaremos a fundamentação teórico-bibliográfica.

2. Justificativa

 A pesquisa desenvolvida abarca umas das formas de se utilizar o Teatro no meio educacional. Dentre os elementos trabalhados no meio teatral o jogo dramático tem sido muito utilizado em salas de aula como uma ferramenta de aprendizagem pelo educador. Trabalhar com o jogo dramático na sala de aula facilita a criança absorver o conteúdo proposto, garantindo-se como um importante fator na educação. Courtney (1981) tem uma considerável pesquisa que demonstra a relação direta entre o jogo dramático e o processo criativo essencial do desenvolvimento imaginativo. Ele alega que o jogo permite à criança re-experimentar os acontecimentos e através da repetição ganham domínio sobre suas habilidades criativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com