TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SUPERVISIONADA “JOGOS COMO AUXILIADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM”

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PEDAGOGIA NOITE

Adriana lorena RA D711AB7 Turma: 4P

Iolanda Lúcia da Silva Santos RA D767224 Turma: 4P

Natalia Laurentino RA D517IE9  Turma: 4Q

ATIVIDADE SUPERVISIONADA - APS

“JOGOS COMO AUXILIADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM”

SANTOS – SP

2019

Sumário

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        3

2.1   REFERÊNCIAS TEÓRICAS        4

4. APRESENTAÇÃO DO JOGO        5

4.1 OBJETIVOS DA ATIVIDADE        5

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

7. FOTOS DO JOGO        7

8. REFERÊNCIAS        8

             

                             

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar como trabalhar a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e desenvolver as habilidades de resolver problemas, o raciocínio lógico, a criatividade e o pensamento. E é de extrema importância trabalhar a matemática de maneira prazerosa para a criança, fazendo com que as mesmas se envolvam na matéria que que sentiam cada vez mais vontade de aprender.  

Na sala de aula, trabalhar esse tema, pode ser algo temido tanto pelo professor quanto aos alunos, mas utilizando de ferramentas lúdicas, o aprendizado fica mais leve e de fácil compreensão. Os jogos são considerados recursos pedagógicos que ajudam os professores, a obter um melhor resultado sobre a matéria tratada, sua principal característica é fazer o aprendizado algo mais divertido, significativo e interessante para a criança.

Na matemática utilizar de jogos faz com que a explicação seja mais eficaz e o que foi ensinado em sala de aula, seja levado e aplicado também em casa. Além de levar o aprendizado, o jogo motiva a criança a desenvolver a atenção, a concentração, o senso cooperativo e a criatividade para resolver de diversas maneiras os problemas impostos pelo professor.

2. DESENVOLVIMENTO

Trabalhar com a matemática de maneira lúdica faz com que o ensino fique mais leve, e com que as crianças aprendam de maneira descontraída. Brincando com os colegas, eles dividem o aprendizado e compartilham as dúvidas. Para nós é apenas uma maneira da criança brincar, mas na verdade, ali está o começo de todo o seu desenvolvimento.

Além de brincar e se desenvolver, a criança começa se ver como ser social, pois a matemática é algo necessário em nosso cotidiano, na maioria dos lugares a matemática se faz presente, no mercado, ao olhar as horas, ao andar de carro, e a partir daí a criança vê que o aprendeu na escola, aplicará em sua vida social.

Segundo Kishimoto (2010) "É importante ressaltar que o lúdico pode proporcionar um desenvolvimento sábio harmonioso, que o brinquedo é objeto concreto da brincadeira e envolve a afetividade, convívio social e operação mental facilitando a apreensão da realidade."

Os jogos educativos estimulam o raciocínio, a atenção, concentração, compreensão, coordenação motora, percepção visual, as crianças utilizam de estratégias criadas por elas mesmas para resolver os problemas impostos pelo professor. Por isso trabalhar com o lúdico na educação fundamental é importante.

2.1   REFERÊNCIAS TEÓRICAS

Este jogo pode ser feito nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em crianças de 7 a 9 anos, de primeira a terceira série. No decorrer do desenvolvimento da criança podem trabalhar com contas de divisão e multiplicação, onde seria de crianças entre 9 a 11 anos.

O jogo é, por excelência, integrador, há sempre um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e à medida em que joga ela vai conhecendo melhor, construindo interiormente o seu mundo. Esta atividade é um dos meios propícios à construção do conhecimento.

O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc. (CAMPOS)

De acordo com o que estudamos, realizamos um jogo cujo nome é ‘’Tapete da matemática’’ e que tem por objetivo desenvolver o cálculo mental, com esse jogo a concentração e o interesse dos alunos aumentam.

Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.

A partir do momento que as crianças se sentiram confiantes e seguras, todas as nossas experiências foram fluindo de forma satisfatória e cheia de aprendizados.

4. APRESENTAÇÃO DO JOGO

Construímos o jogo e os materiais utilizados foram: EVA e TNT.

O TNT foi usado para fazer o tapete e os números e sinais matemáticos foram realizados de EVA.

Formamos contas e os alunos colocaram os resultados, eles acharam bem divertido e se interessaram muito. O lúdico nos auxilia muito nisso, pois a criança aprende brincando.

O tapete é constituído por contas matemáticas de adição e subtração e os próprios alunos devem colocar os resultados. Os números e sinais são feitos de EVA, podendo assim, desmontar e montar contas de diferentes formas. Os alunos se interessam por conseguir realizar as contas com mais facilidade. Foi possível compreender ainda mais que o lúdico é indispensável na aprendizagem, principalmente na matemática que é onde a maior parte das pessoas tem dificuldade. Se deixarmos ela mais legal e interessante, os alunos ficarão mais tranquilos para realizar as contas sem ter medo de errar, porque até então irão brincar e aprender ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (832.3 Kb)   docx (717.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com