TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA E CIÊNCIAS

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

     Aline da Silva Maia  – RA D3595H3

     Vera Lucia da Silva – RA D47CAD2

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA E CIÊNCIAS

SÃO PAULO

2018

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA E CIÊNCIAS

Trabalho apresentado para fins avaliativos à disciplina Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências, referente às Atividades Práticas Supervisionadas, sob a orientação da profª Sueli Barberio.

 

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................

2. JUSTIFICATIVA .................................................................................................

3. OBJETIVO GERAL  ............................................................................................

4. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................

4.1 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE............................................................

5. FICHA TECNICA.................................................................................................

6. CONCLUSÃO .....................................................................................................

7. REFERÊNCIAS...................................................................................................

          1.Introdução

O ensino da Matemática diferente do que dita o senso comum, não tem como principal objetivo apenas trabalhar as operações (adição, subtração, divisão e multiplicação), mas também desenvolve as potencialidades do aluno na formação de cidadãos críticos e cientes de suas responsabilidades sociais, conforme instruído pela BNCC (Brasil, 2017).

Através dos jogos os alunos aprendem a respeitar regras, comparam jogadas, se tornam mais observadores, e passam a elaborar estratégias. Essas atividades pedagógicas favorecem o raciocínio lógico e a discussão das propriedades matemáticas envolvidas no jogo. Grando (2008, p. 24) ressalta que “o jogador é motivado a conhecer seus limites e suas possibilidades de superação de tais limites, na busca da vitória adquirindo confiança e coragem para se arriscar”. Para Starepravo (2010, p. 11) utilizar jogos nas aulas de matemática é uma “possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muito dos nossos alunos, que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprende-la”.

2. Justificativa

Através do ensino da matemática de forma lúdica, defendemos que é a forma mais adequada para o desenvolvimento do projeto na faixa etária em questão. O jogo determina uma forma de relaxamento da mente, ou seja, um desenvolvimento, pois através dos jogos as crianças podem assimilar com maior facilidade, pois tudo o que se aprende com brincadeiras se torna prazerosa e divertida, e normalmente ficam para sempre na memória.

3. Objetivo Geral

Trabalhar com as crianças a importância da matemática, através de um jogo.

3. Desenvolvimento

Para trabalhar a matemática o educador não precisa apenas de materiais didáticos próprios da matéria. O mesmo deve ter apenas a propriedade da matéria para assim produzir métodos para a construção do conhecimento nos alunos.

O material didático é apenas uma ferramenta que facilita a trabalho do educador, assim proporcionando uma melhor prática pedagógica. É importante que o aluno trabalhe com o material concreto, pois o mesmo torna o conhecimento mais pratico e objetivo. Tornando o mesmo ativo na construção do próprio conhecimento.

A brincadeira transforma o conhecimento teórico em prático, assim proporcionando um maior entendimento para a criança entre diversos aspectos desenvolvidos as áreas são: física, intelectual, social e emocional.

O físico trabalha a coordenação motora e espacial. A intelectual desenvolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas, já a social trabalha a questão grupal,relacionamento com os colegas e com a família, além do espírito esportivo. Enquanto a parte emocional trabalha o aumento da auto estima.

É nesse contexto que inserimos a brincadeira como uma das principais ferramentas didática.

3.1.  Desenvolvimento da atividade

O presente trabalho consiste na criação e aplicação de um jogo matemático para o ensino fundamental I. Neste foi criado um jogo de tabuleiro para crianças do 2º ano (entre 7 e 8 anos) do Colégio Palavra Viva localizado na Av. Voluntários da Pátria, número 3933 – Santana,  com o objetivo de trabalhar a multiplicação e o contato sensorial com os objetos do jogo (peças).

O jogo desenvolvido também proporcionou o desenvolvimento de habilidades matemática como o raciocínio lógico, reconhecimento de números, orientação espacial, interação e regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com