TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento de Vênus

Por:   •  10/12/2017  •  Artigo  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO EM GRUPO

Tatiane Aparecida da Silva – RA: 1739395

POLO MAUÁ

2017

 Nascimento de Vênus

[pic 1]

Figura 1 – Nascimento da Vênus (www.google.com.br/search?q=o+nascimento+de+venus+di+cavalcanti)

Ao primeiro contato visual com a obra de Di Cavalcante nos vem em mente alguns questionamentos sobre o tema abordado, porque o mesmo utilizou está diversidade de cores, qual o intuito de colocar quatro mulheres e entre uma delas uma um pouco mais jovem e nua protegendo seu órgão genital, o que o autor quis evidenciar nesta obra, o que ocorreu nesta imagem e ao observar está obra o que a mesma tem a nos dizer.

A obra mostra mulheres negras e mestiças, em posições diferentes, em suas feições, ambas estão próximas ao mar, uma delas parece amparar a mais jovem que aparenta estar entristecida, as outras apenas observam algo que pode ter ocorrido, a mesma está sobre um lençol branco que está sobre o colo da mulher que aparentemente parece ser sua mãe, elas possuem corpos grandes um pouco exagerado. A paisagem ao fundo tem uma mistura de céu e mar, as cores predominam no céu multicor e nas saias das mulheres vestidas, com cores como rosa, azul e vermelho, todas estão descalças, uma mexendo em seu cabelo, outra segurando um tecido branco enquanto a outra apenas ampara a mais jovem. Qual o motivo de destacar a jovem sobre o lençol branco e no colo, porque todas olham para a mesma, o autor quis mostrar talvez o fim da infância e o início da puberdade, quem são estas mulheres, e o que elas representam neste contexto, o que o artista quer dizer ao colocar uma jovem nua sobre o colo, seria a forma de mostrar a transição de menina para mulher, qual o sentido das feições diferenciadas entre as mulheres, por estarem em uma praia estariam descalças ou devido a condições sociais. São colocações que devem ser efetuadas para uma leitura visual, porque o nascimento de Vênus, ele pode querer colocar que a transição feminina da infância para adolescência seria como o nascimento de uma mulher e que toda mulher é uma deusa, pois o nome dado a obra é de uma deusa da mitologia.

Ou talvez através da obra ele desejou fazer uma crítica social, exaltando a raça negra e a miscigenação e a própria mulher dentro da sociedade.

Acredito que todos que nunca tiveram uma leitura visual mais apurada sobre qualquer obra de arte, ao se deparar com a mesma de imediato colocaria questões sociais, o contexto ao qual essas mulheres estão inseridas, a questão da nudez e talvez a violação feminina. A obra mostra mulheres humildes e uma colocação totalmente oposta a uma outra obra, afinal está obra de Di Cavalcante seria a releitura de uma outra obra que apresenta em seus traços e na sua conjuntura uma Vênus e um contexto totalmente diferentes. Porque a mulher que está na suas costas segura um lençol branco, talvez para cobrir a jovem, as mulheres estão compadecidas da jovem ou com sentimento de admiração, quem seriam estas mulheres nos dias atuais, quando nos propomos a uma leitura visual desta obra em especifico conseguimos visualizar diversas questões a serem colocadas e respondidas abrindo assim um amplo debate, seja por darmos nossas impressões e ao mesmo tempo entendermos que cada indivíduo possui suas próprias colocações e cabe a nós entendermos a obra não apenas com o nosso olhar mas com todos  os olhares que conseguem enxergar pontos que podem passar desapercebidos ao nossos olhos.

O nascimento de Vênus

[pic 2]

 Figura 2 - O Nascimento de Vênus - (https://www.smithsonianmag.com/smart-news/when-fanatical-monk-took-over-florence-and-burned-bunch-vanitie)

Na obra o Nascimento de Vênus temos uma percepção totalmente diferente da obra anterior, a Vênus do artista Sandro Botticelli é totalmente o oposto da releitura de Di Cavalcanti, nesta obra Botticelli coloca Vênus como uma mulher esguia, com cabelos longos de pé sobre uma concha, sendo admirada pelos os outros ao seu redor. Uma das primeiras perguntas a ser feita, é porque o autor da obra coloca Vênus sobre uma cocha, o que ele quis representar, qual seria o sentido, será que ele quis colocar Vênus como uma pérola, ou algo de grande preciosidade. A mesma encontra-se de pé, observada por um homem e outra duas mulheres que possuem cabelos semelhantes ao seu.

Nesta obra a Vênus é colocada como uma deusa, ou uma mulher de admirável beleza, pois aparenta traços e curvas bem desenhadas. As pessoas a sua volta seriam deuses, a mulher que segura em suas mãos um tecido muito bem feito seria para cobrir a sua nudez, o homem que segura uma outra mulher que possui asas como um anjo sopra sobre Vênus, seria como se ele estivesse soprando para lhe dar fôlego de vida, a mesma estaria emergindo do mar e de um lado seria um deus com seu anjo dando vida a Vênus e do outro a mulher mortal que iria acolher a mesma.

 O quadro possui cores diversificadas desde o azul para representar as águas até o rosa e o perolado dos tecidos, quanto a mulher que segura o tecido para talvez cobrir Vênus o autor não deixou suas partes além de pés e mãos expostos, enquanto que as possíveis divindades do lado esquerdo estavam cobertas por tecidos mas tinham partes do corpo a amostra. Seria esta Vênus um ser divino, devido ao seu semblante calmo e sereno, pois a mesma não aparenta tristeza como a Vênus da obra anterior e sim serenidade e paz.

Todos estão flutuando neste quadro, isso mostra um indicio de que eles estavam em um plano elevado como divindades, mesmo a Vênus sobre a concha que também nos dá a impressão de estar sendo elevada sobre as águas. A concha parece iluminar Vênus e todos estão rodeados pela natureza o que demonstra paz.

Ao olhos naturais sem nenhum entendimento, seria de imediato ao visualizar está obra pela primeira vez que trata-se de uma obra cheia de detalhes, tanto nas cores como nos personagens retratados, cores como rosa, azul, verde ou mesmo o marrom do cabelo do homem e o avermelhado dos cabelos das mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (580.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com