TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoliberalismo e a Importância dos quatro pilares da educação para viver em sociedade

Por:   •  15/3/2017  •  Dissertação  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

Claretiano Rede de Educação

Emílio Sanchez Dimitroff Junior RA 1182415

Antropologia, Ética e Cultura.

O Neoliberalismo e a Importância dos quatro pilares da educação para viver em sociedade

Mogi das Cruzes

2015


O neoliberalismo e a importância dos pilares da educação para convivência em sociedade

Apesar de haver ocorrido evolução significativa em relação à valorização do homem na sociedade atual, ainda podemos perceber que os sintomas do neoliberalismo e do descaso quanto a vida do homem, por conta de uma sociedade exacerbadamente capitalista, ainda perdura.

É fato, que com a mudança para regimes predominantemente capitalistas, houve avanço significativo, em diversas aéreas, por conta da modernização dos processos de fabricação dos produtos e dos meios de interação entre os países, intensificando o comercio entre eles o que impulsiona o consumo e gera riqueza.

Porém, essa riqueza, fica em posse das grandes empresas e seus donos, que se utilizam de uma grande quantidade de mão de obra, que não raro, não tem condições adequadas de trabalho e remuneração.

Em decorrência dessa busca desenfreada por lucros cada vez maiores, o ser humano foi perdendo a importância, sendo valorizado apenas quando é consumidor em potencial, ou então, quando é mão de obra para produção de mais bens de consumo.

Mesmo havendo crescido o numero de garantias individuais e coletivas, principalmente para as categorias que tem um grande numero de trabalhadores, pelo fato de que houveram avanços nas políticas publicas de combate a exploração do trabalhador, ainda não se pode dizer que o homem,  esteja sendo valorizado.  O mesmo pode-se dizer das pessoas que não são consumidoras, e que por força de legislações mais modernas tem alguns direitos assegurados para que tenham melhor qualidade de vida, como o aposentado que não participa do mercado de trabalho e em sua grande maioria é um consumidor mais modesto.

É necessário, portanto, haver mudança significativa e avanço real na valorização do ser humano, ainda que, sejam importantes as mudanças já ocorridas por força da lei, ha que se mudar a forma com que pensamos em relação a nós mesmos e ao próximo, e a educação é a melhor forma de alcançarmos esse importante e difícil objetivo.

Nesse sentido, podemos observar no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, a importância que foi dada à educação, receitando para o alcance da valorização do homem a observância de quatro pilares fundamentais. São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

Aprender a Conhecer – a UNESCO  em seu relatório demonstra claramente seu intuído de que aprendamos que deve-se dar valor não só aos conhecimentos específicos, mas dominar os meios para que compreenda o mundo em que se esta inserido, obtendo assim, o mínimo necessário para que consiga viver dignamente, se comunicar e poder buscar outros tipos de conhecimentos mais específicos.

Fazer o  adulto ter  vontade de continuar aprendendo de maneira geral, nunca deixando de absorver conhecimentos, aumentando assim  o senso critico e a maior autonomia na capacidade de discernir, sem deixar de lado o incentivo da obtenção de conhecimentos específicos, cultivando as duas formas de conhecimento.

Aprender a Fazer – Conforme podemos observar naquele relatório (UNESCO 1998), há que se entender que aprender a fazer esta intimamente ligado a aprender a conhecer, sendo indissociáveis esses dois pilares, porém nesse segundo pilar, o que se deve buscar, é o conhecimento que vise a formação profissional, ou seja, mais especifico.

Essa necessidade se deve ao fato de que hoje, não é mais possível, por conta da automação dos processos industriais, aprender a fazer uma tarefa determinada que não exija evolução cognitiva, pois as maquinas já fazem esse trabalho. Assim, há que se buscar a qualificação necessária através do desenvolvimento do conhecimento, do aumento da cultura cientifica, o qual, já se demonstrou estar presente nas economias mais desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com